É muito comum ouvir pessoas falando sobre como viajar faz bem e as vantagens de sair da rotina. Mas você sabia que essa conversa não se refere a uma sensação abstrata? Existem diversos estudos que comprovam os benefícios de uma viagem para a saúde física e mental.
Independentemente de ser uma viagem nacional ou internacional, no feriado prolongado ou de férias, é fato: viajar aumenta a sensação de bem-estar. A seguir, explicamos melhor sobre os benefícios de viajar com frequência.
Quem planeja uma viagem é mais feliz
Você já reparou como se sente quando está planejando uma viagem? Faça um exercício de autoconhecimento e comece a perceber as suas emoções. Em 2019, uma pesquisa publicada no Journal of Hospitality and Tourism Management fez a associação entre o momento pré-viagem e a felicidade.
Segundo o estudo, as pessoas ficam significativamente mais felizes quando possuem planos de viajar. Além disso, outra pesquisa realizada pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, analisou essa mesma perspectiva e concluiu que pessoas que estão planejando uma viagem são mais felizes e apresentam maior bem-estar.
Portanto, não dá para negar que viajar faz bem e, quando encontramos
pacotes promocionais, é melhor ainda. Por isso, quem planeja com antecedência, além de ser mais feliz, tem acesso às melhores condições de compra.
Viajar aumenta a sensação de bem-estar
A rotina pode ser muito estressante: ir ao trabalho, encarar o trânsito e resolver problemas pessoais são atividades que tornam os dias exaustivos. Portanto, muitas pessoas buscam uma válvula de escape para sair desse ciclo viciante.
Uma das formas de fazer isso é por meio de uma viagem. Ao sair da rotina, a sensação de bem-estar aumenta, porque a pessoa se depara com novas situações e tem a oportunidade de olhar para a vida de uma maneira diferente.
Por isso, indica-se que as pessoas não fiquem longos períodos sem tirar férias, porque essa pausa é necessária para a saúde física e mental. Afinal, um dos benefícios de viajar é, justamente, a melhora no quadro de ansiedade e depressão.
Viajar estimula a criatividade
Atualmente, uma das grandes dificuldades é ter tempo para sair da rotina e experimentar coisas novas. Quando o cérebro está em constante estimulação, como no dia a dia, ele pode ficar “adormecido”. Por isso, é importante ter uma vida equilibrada, com momentos de relaxamento e descontração.
Diversos estudos mostram os benefícios de fazer pausas no trabalho para aumentar a produtividade. É muito comum que pessoas tenham insights — os famosos “cliques” de ideias — em momentos de descontração. Por isso, empresas como Google e Facebook proporcionam salas de jogos, por exemplo.
Entretanto, pausas maiores, como viagens, também são fundamentais para sair da rotina e fornecer outros tipos de estímulos ao cérebro. Portanto, é evidente que viajar faz bem em diversos aspectos e que essa pausa na rotina é mais que necessária.
Viajar aumenta a qualidade de vida
Muito se fala sobre qualidade de vida, mas ela ainda parece ser uma ideia distante. Esse conceito está basicamente ligado ao equilíbrio da rotina, ou seja, o lazer é tão importante quanto o trabalho.
Como dizia Mário Quintana, “viajar é mudar a roupa da alma” — e ele não poderia estar mais certo. Programar viagens, mesmo que elas sejam de curta duração, ajuda a trazer equilíbrio para a rotina. Como consequência, as pessoas sentem-se menos estressadas, mais felizes, e a qualidade do sono melhora.
A conclusão não pode ser outra: viajar faz bem para o ser humano como um todo. E engana-se quem pensa que a viagem precisa ser longa ou para o exterior. Uma viagem no fim de semana já é capaz de proporcionar essa sensação de bem-estar e relaxamento, melhorando a qualidade de vida.
Viajar faz bem para a saúde
Quem mora em grandes cidades está acostumado com o trânsito rotineiro. Além disso, é muito comum o hábito de utilizar o carro sempre que é necessário comparecer a algum local. Ou seja, o sedentarismo faz parte da vida de milhões de pessoas.
Quando estamos viajando, caminhadas longas são comuns, seja em meio à natureza ou entre os pontos turísticos. Nesse sentido, viajar faz bem para a saúde física. Além disso, vale lembrar que durante a prática de exercícios a endorfina é liberada, proporcionando uma sensação de recompensa e bem-estar.
Programe a sua viagem para a Costa do Sauípe!
Neste momento de retomada do turismo, é necessário
viajar com segurança. Com uma quarentena prolongada, é comum que a família sinta a necessidade de sair de casa e estar em contato com a natureza, e é possível fazer isso sem se expor.
No
Costa do Sauípe estamos seguindo as medidas de higiene indicadas pelo Ministério da Saúde para que nossos hóspedes tenham uma estadia segura. Aqui, você tem contato com o mar, pode aproveitar as piscinas e fazer esportes radicais ou usar as quadras poliesportivas. Então, não deixe para depois e comece a planejar agora a sua viagem!