Quem vai viajar de avião precisa conhecer as regras relacionadas à documentação, às medidas de segurança e às restrições com relação ao transporte de objetos, tanto na mala de mão quanto na despachada. Neste artigo, você vai descobrir o que pode levar na bagagem de mão em voo nacional.
Lembrando que a bagagem de mão é aquela que o turista leva consigo na aeronave, sem a necessidade de despachar junto ao balcão de check-in. Segundo as normas atuais, uma mala de até 10 kg e um item pessoal, que pode ser uma mochila ou uma bolsa menor, é considerada uma bagagem de mão.
Diferença entre bagagem de mão e despachada
Antes de conhecer os objetivos proibidos e permitidos na bagagem de mão, é fundamental entender a diferença entre este tipo de bagagem e a despachada.
De forma geral, a bagagem de mão é menor e mais leve, enquanto a despachada tem dimensões e peso maiores, aquela deixada no balcão de
check-in e retirada nas esteiras rolantes do aeroporto de destino.
Certos objetos não podem ser transportados em nenhuma das duas modalidades, outros só podem ser levados na bagagem despachada, e alguns só podem ir na bagagem de mão, como é o caso de baterias e pilhas de íon, desde que não ultrapassem 160 Wh, o que equivale a 40 mAh, por exemplo.
Mais adiante falaremos sobre o que pode levar na bagagem de mão em voo nacional e quais são as restrições relacionadas ao despacho de bagagem.
Dimensões máximas da bagagem de mão
Tão importante quanto saber o que pode levar na bagagem de mão em voo nacional é conhecer as medidas de mala de bordo. Como o espaço dos bagageiros é restrito, os passageiros precisam estar atentos às medidas máximas do acessório que os acompanharão durante a viagem.
De acordo com as regras vigentes atualmente, o passageiro pode levar uma mala com até 10 kg, 35 cm de comprimento, 25 cm de largura e 55 cm de altura, incluindo alças, bolsos e rodinhas.
Além dessa mala, há autorização para transporte de mais um objeto pessoal, como mochila ou bolsa de mão, por exemplo, que também precisa estar nos limites especificados pelas companhias aéreas: 35 cm de comprimento, 20 cm de largura e 45 cm de altura.
Caso você tenha qualquer dúvida com relação ao tamanho da bagagem e às regras da companhia aérea com a qual vai viajar, vale a pena entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente e solicitar maiores informações.
Objetos permitidos na bagagem de mão
Mas, afinal, o que pode levar dentro do avião? Existem diferenças importantes entre o que pode levar na bagagem de mão em voo nacional e internacional. Na lista a seguir, tratamos apenas de objetos autorizados em voos domésticos, ou seja, no Brasil:
- roupas;
- calçados;
- objetos de higiene pessoal, como perfume e pasta de dente, por exemplo;
- equipamentos eletrônicos;
- medicamentos acondicionados na embalagem original;
- aerossóis na quantidade máxima de até 4 frascos, sendo que cada um deve ter 300 ml ou 300 g, no máximo;
- lanches;
- álcool em gel 70%;
- todos os itens que não estão na lista de restrições da companhia aérea e da Associação Nacional de Aviação Civil.
Vale destacar que as companhias aéreas podem abrir exceções para transporte de medicamentos, alimentos infantis e outros objetos. Entretanto, é necessário consultar a empresa antecipadamente para evitar transtornos na hora do
embarque.
Objetos proibidos na bagagem de mão
Para entender o que pode levar na bagagem de mão em voo nacional, é interessante conhecer a lista de itens proibidos: armas de fogo (incluindo armas de brinquedo e réplicas), ferramentas de obra, spray de pimenta, alvejante, líquidos inflamáveis, isqueiros, venenos, explosivos, ácidos, facas, tesouras, canivetes e demais objetos cortantes ou químicos que possam trazer riscos para os demais passageiros e tripulantes da aeronave.
Com a pandemia, os lanches de viagem passaram a ser proibidos, tendo em vista o risco de transmissão da COVID-19. Entretanto, os alimentos podem ser transportados, desde que não sejam consumidos durante o voo. Pessoas com necessidades especiais de alimentação devem consultar a companhia aérea.
Como consultar as regras de transporte de objetos
Se você tem dúvidas com relação ao que pode levar na bagagem de mão, a dica é entrar em contato com a companhia aérea antes da viagem. Você pode consultar informações diretamente no site ou nos canais de atendimento ao cliente.
Agora que você já sabe o que pode levar na bagagem de mão em voo nacional, que tal começar a programar as suas férias? Veja nossos
pacotes promocionais e planeje atividades memoráveis por condições incríveis!