O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia e, depois de meses em isolamento social, é o momento de pensar em uma retomada segura. Nesse sentido, foi criado o selo Turismo Responsável — Limpo e Seguro, com o objetivo de orientar os processos de reabertura.
Afinal, todo mundo já está um pouco cansado de ficar em casa, não é mesmo? Entretanto, para fazer uma viagem com segurança, alguns cuidados precisam ser considerados tanto pelos turistas quanto pelos hotéis, resorts e parques aquáticos. Por isso, entender o que é e como funciona o selo Turismo Responsável é muito importante.
Se você se deparou com o termo “turismo responsável” antes da sua viagem e quer entender mais antes de embarcar, encontrou o conteúdo certo! Continue lendo os tópicos abaixo que vamos te explicar em detalhes o conceito de turismo responsável e a sua importância para a retomada das atividades turísticas. Veja.
O que é o Selo Turismo Responsável?
O Ministério do Turismo e o Selo Turismo Responsável — Limpo e Seguro trabalham para que as empresas do setor turístico possam retomar suas atividades seguindo protocolos de higiene adequados ao cenário de crise sanitária.
Essa é uma das iniciativas do Plano de Retomada, criado pelo ministério. O objetivo do plano é minimizar os impactos causados pela pandemia e, também, preparar o setor para uma reabertura gradual.
Os protocolos sanitários foram chancelados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e as orientações são direcionadas a 15 segmentos do turismo. Para ter acesso aos protocolos criados pelo Turismo Responsável e manual para políticas locais, basta acessar o portal do selo.
Como saber se uma instituição possui o selo?
Hotéis, agências de turismo, parques temáticos e guias de turismo são alguns segmentos que podem solicitar o selo Turismo Responsável — Limpo e Seguro. Ele é gratuito, mas, para consegui-lo, é necessário estar com a situação regularizada no Cadastur.
O Ministério do Turismo indica que o selo seja colocado em um lugar de fácil acesso ao cliente. Isso porque, junto a ele, existe um QR code, por meio do qual o turista pode verificar as medidas de higiene que estão sendo adotadas naquele lugar.
Dicas para viajar na pandemia
Nesse momento de reabertura, a situação ainda está delicada em diferentes partes do mundo. Por isso, opte por fazer turismo no Brasil ao viajar na pandemia e busque destinos próximos, que dispensem a necessidade de voo.
Dessa forma, é possível sair de casa garantindo a segurança de toda a família com o selo de turismo limpo e seguro. Fazer uma viagem de carro, por exemplo, é uma nova experiência para as crianças e contribui para uma experiência de turismo responsável.
Além disso, é mais fácil saber quais medidas de prevenção do coronavírus estão sendo tomadas em cada lugar. Busque um local que esteja preparado para seguir as medidas sanitárias e que possa proporcionar uma boa experiência de viagem.
O que posso fazer para ter uma viagem mais segura?
Existem algumas medidas que você pode tomar para tornar a sua viagem mais segura, levando em consideração todos os cuidados e recomendações do turismo responsável. Isso vai, desde o uso das máscaras até a escolha o resort.
Os
protocolos de segurança flexibilizaram, porém, isso não quer dizer que você não possa fazer a sua parte. Por isso, se você quer algumas dicas para ter uma viagem mais segura, continue lendo o conteúdo a seguir.
1. Check-in on-line
Para garantir um início de viagem com segurança, é importante que os cuidados sejam realizados desde o momento da chegada no resort. Assim, quando for escolher pelo seu resort prefira por aquele que tenha um check-in online.
Na Costa do Sauípe, por exemplo, você consegue fazer todo esse trâmite inicial on-line, economizando um tempo de diversão. Além de manter todos seguros com o turismo responsável, não é mesmo?
2. Limpeza dos apartamentos
A limpeza dos apartamentos é algo a se pensar. Por isso, pesquise bem antes de escolher o resort em que estará se hospedando. Quanto mais flexibilidade na hora de higienizar o quarto, maior a segurança de todos.
É importante estar atento a todos os detalhes quando o assunto é a saúde dos nossos entes queridos, por isso não deixe de ampliar a pesquisa. E não deixe de perguntar sobre a disponibilidade de álcool em gel nos quartos e áreas comuns.
3. Atividades devem ser reservadas
Se você quiser evitar aglomeração de pessoas, uma dica é reservar as atividades que estiver pensando em fazer. Assim, além de garantir um pouco de privacidade, ainda limita o fluxo de pessoas.
A Costa do Sauípe está preparada para te receber!
Neste momento, é importante viajar com responsabilidade. Por isso, escolha lugares que estão seguindo os protocolos sanitários. A Costa do Sauípe é a melhor escolha para quem busca relaxar e quer estar em contato com a natureza sem abrir mão da
segurança.
Além do mais, contamos com rede Wi-Fi de alta qualidade. Então, que tal mudar seu home office por alguns dias? Confira nossos
pacotes promocionais e aproveite a sua viagem!