A turbulência é um dos principais medos dos viajantes que embarcam pela primeira vez em uma aeronave. É comum que o avião passe por algumas instabilidades no voo que, apesar de assustarem em uma primeira viagem, não oferecem riscos aos passageiros.
Para você conhecer mais sobre o assunto, explicamos o que provoca turbulência nos aviões e o que se pode fazer para ficar mais confortável durante a viagem nessa situação. Confira essas e outras dicas no artigo abaixo.
O que é turbulência? Ela oferece riscos?
Você sabe o que significa turbulência? Ela nada mais é que o balanço do avião, causado pela diferença de pressão e temperatura das moléculas de ar. Essa diferença gera correntes de ar irregulares, que provocam uma leve instabilidade na aeronave, fazendo ela se movimentar.
Dentro do avião, esses balanços podem ser sentidos pelos passageiros de forma leve, moderada ou severa, com duração máxima de cerca de 15 minutos. Apesar de o voo turbulento causar um leve desconforto nos passageiros, a turbulência não oferece riscos tanto à aeronave como aos passageiros.
Isso porque, além de o
avião possuir diversos revestimentos para evitar danos físicos, o sistema é equipado com vários estabilizadores, que mantêm o avião equilibrado no voo. Com isso, os passageiros podem viajar de avião sem o risco de sofrerem algum acidente causado por turbulência.
Por que as turbulências acontecem durante o voo?
A turbulência pode ocorrer por uma série de fatores que alteram o plano de voo, desde más condições meteorológicas até alterações no trajeto, como em altitude e velocidade. A térmica, por exemplo, ocorre quando a diferença de temperatura do solo e do ar gera várias correntes de ventos opostas e balanços na aeronave.
Engana-se quem acredita que as turbulências ocorrem apenas em dias chuvosos ou nublados. As turbulências de jato, por exemplo, ocorrem em dias de céu claro e aberto, sendo causadas por uma diferença no fluxo de ar quando a aeronave atinge grandes altitudes acima de 100 km /h.
O que fazer no período de turbulência?
Mesmo estando seguras, algumas pessoas sentem um imenso desconforto na hora de passar por uma turbulência no avião. Porém, com algumas dicas, é possível minimizar essa sensação na viagem. Confira quais são elas abaixo:
1. Respire devagar
Uma boa forma de se acalmar durante esse período é respirar devagar, adequando seu ritmo de respiração e focando na entrada e na saída de ar dos pulmões. Isso faz você se concentrar em si mesmo e tirar o foco de fatores externos.
2. Tire o foco da situação
Outra forma de minimizar o desconforto na viagem é se distrair com atividades do seu interesse, como ouvir seu álbum musical favorito e terminar a leitura de um livro ou uma revista. O importante é relaxar e se concentrar apenas em curtir uma boa música ou conhecer mais sobre sua história favorita.
3. Escolha o assento ideal
Se você quer sentir o menor desconforto possível durante a viagem, saiba que existem alguns assentos do avião que permitem minimizar o efeito das turbulências. Para isso, opte pelos
assentos próximos às asas ou no fundo da aeronave.
Venha para a Costa do Sauípe!
Agora que você já sabe tudo sobre turbulência, aproveite para planejar uma viagem inesquecível para a Costa do Sauípe! Localizado no litoral norte baiano, o espaço oferece acomodações aconchegantes para todo tipo de viagem, seja sozinho, a dois ou com toda a família.
Por lá, é possível explorar as belezas naturais da região e se divertir em meio às atividades artísticas, culturais, relaxantes e esportivas durante a estadia. Sem contar que há a possibilidade de provar o melhor da culinária do nordeste e muitas outras opções gastronômicas.
Tudo isso fica em um ambiente seguro, com diversos protocolos de prevenção ao coronavírus! Confira nossos
pacotes promocionais e faça já sua reserva.