Se você costuma viajar bastante já deve ter ouvido falar sobre a taxa de turismo. Alguns destinos cobram um valor dos turistas a fim de manter a preservação dos pontos turísticos da cidade.
Recentemente, a prefeitura de Ubatuba decidiu adquirir a cobrança da taxa de preservação ambiental para investir na compensação dos impactos socioambientais. Dessa forma, ela será exigida para todos os veículos que entrarem no município.
No Brasil, já existem outros locais que realizam esse tipo de cobrança. Confira como funciona a taxa de turismo, se ela é realmente obrigatória e quais são os destinos que a solicitam.
O que é a taxa de turismo?
A taxa turística é uma cobrança municipal implantada com o intuito de conseguir investimentos para a manutenção de pontos turísticos e parques nacionais e para a preservação ambiental. Além disso, a partir dela é possível combater o turismo de massa, que afeta alguns destinos mais badalados.
A cobrança pode ser realizada de diversas maneiras. A mais comum é no check-out do hotel, mas ela também pode ser feita ao entrar no município, no aeroporto ou, no caso de Ubatuba, por exemplo, por meio de um sistema de radares que lê a placa do carro.
É obrigatório?
Um dos primeiros questionamentos que surgem quando o assunto é taxa de turismo é a sua obrigatoriedade. A resposta não é certeira, uma vez que é uma cobrança respaldada por lei municipal, mas revela ser facultativa na maioria dos destinos. Dessa forma, o pagamento fica a critério do turista.
O melhor a se fazer é questionar de antemão se a taxa de turismo é opcional ou não. Vale ficar atento a locais com um grande fluxo de viajantes, como o Parque Nacional do Jalapão, por exemplo, que exige o pagamento.
Valores
Os valores das taxas variam bastante conforme o destino escolhido - de R$1,00 a R$130,00. Alguns locais costumam cobrar pela noite ou pela visita. Por isso, é interessante se informar e fazer as contas para não ter surpresas no final da estadia.
Taxa de preservação ambiental
A taxa de preservação ambiental nada mais é do que um segmento da taxa de turismo sustentável. A diferença é que o montante arrecadado é destinado, especificamente, para questões ambientais. Dessa forma, ela é aplicada em locais que possuem belezas naturais e oferecem um turismo conectado com a natureza.
Jericoacoara, localizado no Ceará, por exemplo, tem uma taxa de turismo que está vigente desde 2017. O valor é estipulado conforme a quantidade de dias que o viajante permanece no local. Dessa forma, eles conseguem investir na preservação e nos cuidados do Parque Nacional de Jericoacoara.
Importância da taxa
A taxa de turismo funciona como uma forma de diminuir os impactos causados pela entrada e saída de turistas dos locais e de garantir a conservação da região para os moradores locais e os futuros viajantes.
O
ecoturismo costuma ser adepto a esse tipo de cobrança, uma vez que recebe pessoas para passeios ao ar livre e em contato com a natureza. Assim, tais locais conseguem arrecadar dinheiro para a manutenção das áreas visitadas.
Destinos no Brasil
Confira quais destinos nacionais solicitam o pagamento da taxa de turismo (lembre-se que a obrigatoriedade e o valor variam conforme o município):
- Fernando de Noronha - Pernambuco
- Jericoacoara - Ceará
- Gramado - Rio Grande do Sul
- Ubatuba - São Paulo
- Jalapão - Tocantins
- Morro de São Paulo - Bahia
- Ilhabela - São Paulo
- Bombinhas - Santa Catarina
Além disso, alguns Parques Nacionais espalhados pelo Brasil, como o da Tijuca, no Rio de Janeiro, e o do Iguaçu, no Paraná, cobram uma taxa de entrada para a preservação do local.
Taxa de serviço
Com as diferentes categorias de taxas, é possível que você se confunda em algum momento. Por isso, é importante ficar bastante atento às nomenclaturas e entender qual é o objetivo de cada uma delas.
A taxa de serviço da agência de viagens, por exemplo, não tem relação com a taxa de turismo. Na verdade, essa cobrança é conhecida como DU e diz respeito ao serviço de atendimento das agências. Elas recebem esse valor (que costuma ser uma porcentagem da tarifa) pelo serviço de vendas prestado.
Além disso, caso você vá realizar uma viagem de avião, também vale checar as taxas referentes ao percurso. É possível que haja cobrança por bagagem extra, taxa de embarque e
seguro viagem, por exemplo.
Venha para a Costa do Sauípe!
Agora que você já entendeu o que é taxa de turismo, chegou a hora de conhecer o resort Costa do Sauípe, o lugar perfeito para ser o seu próximo destino de férias. Venha renovar as energias em um cenário de belezas naturais deslumbrantes.
Confira nossos
pacotes promocionais e usufrua de benefícios especiais durante a sua estadia. Localizado a menos de 100 km do aeroporto de Salvador, ele conta com o melhor da gastronomia e oferece lazer para toda a família. Aproveite e venha conhecer o paraíso do litoral da Bahia!