A tão sonhada vacina contra a Covid-19 já é realidade no Brasil e no mundo. Por isso, os viajantes estão sedentos para planejar a próxima viagem, fazer a mala e embarcar em mais uma aventura. Porém, alguns cuidados pós-vacina ainda precisam ser tomados para não colocar a saúde em risco.
Portanto, veja quais são as orientações e protocolos que ainda precisamos seguir até acabar a pandemia, mesmo que você já tenha tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19. Saiba mais abaixo!
É preciso ter cuidados pós-vacina?
Infelizmente, a pandemia ainda não está sob controle e o surgimento das variantes está nos impedindo de voltarmos a ter nossa vida normal até que não exista mais nenhum caso de Covid-19. Portanto, ainda é preciso tomar alguns cuidados pós-vacina para preservar nossa saúde.
Com o avanço da vacinação no país, já é possível viajar e o setor de turismo está preparado para isso. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), até o segundo trimestre de 2022, o setor vai voltar ao mesmo nível de antes da pandemia.
Então, se você está vacinado com as duas doses, pode ter chegado o tão aguardado momento de viajar para os destinos mais incríveis pelo Brasil e pelo mundo.
Quais são os sintomas pós-vacina?
Antes de realizar sua próxima viagem, nós queremos contar quais são as recomendações pós-vacina que precisam ser seguidas por todos que querem viajar com segurança e tranquilidade.
Primeiro, precisamos contar que é normal ter sintomas pós-vacina, então não fique preocupado se sentir dor no braço, dores no corpo, fadiga e até febre baixa. Na verdade, esses tipos de sintomas já são esperados pelos especialistas e informados para a população.
Porém, não são todos os imunizados que sentem isso. Há pessoas que reclamam apenas de dor no braço (no lado em que tomou a vacina), ou que passam por febre pós-vacina, como também há pessoas que não sentem nenhum sintoma. Então varia bastante!
Cuidados para poder viajar após a vacina
Caso o viajante tome os cuidados pós-vacina, é possível viajar sem colocar a saúde em risco. Por isso, nós selecionamos as principais dicas de cuidados que devem ser seguidas, seja qual for o destino escolhido. Veja a seguir:
Faça um check-up da sua saúde
Antes de viajar, faça um check-up para descobrir se a sua saúde está em dia. Caso tenha febre, dor de garganta, tosse, coriza ou falta de ar, o ideal é adiar a sua viagem.
Um teste da Covid-19 pode ser feito para saber se você não está infectado. Caso o resultado dê positivo, siga as recomendações de isolamento. Caso dê negativo e você ainda sentir sintomas de gripe, procure um médico, tome os remédios recomendados e planeje a sua viagem.
Pesquise sobre o seu destino escolhido
Cada destino pode ter os seus próprios protocolos de saúde ou estar passando por uma forte onda de transmissão da Covid-19. Por isso, verifique se as praias estão fechadas, se existem restrições de número de turistas, entre outras questões que podem deixar você surpreso.
Os locais que recebem turistas também possuem protocolos de segurança, então verifique antes de fazer sua reserva! O resort all inclusive Costa do Sauípe, por exemplo, segue uma série de protocolos de prevenção, validados pela equipe de imunologia do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP).
Leve todos os produtos de higienização necessários
Além de usar a
máscara de proteção no rosto em locais fechados e com número considerável de turistas, não esqueça de levar álcool em gel 70%, máscaras de reserva, garrafinha com sua própria água e embalagens para guardar ou descartar a proteção facial.
Procure também desinfetar superfícies e objetos manipulados por pessoas em curto período antes de você, como volantes de carros alugados ou carrinhos de aeroporto para carregar malas.
Baixe o aplicativo Conecte SUS
Para viagens nacionais, o recomendado é ter o aplicativo Conecte SUS no celular para ser apresentado em aeroportos, estabelecimentos e passeios turísticos. Leve a versão impressa para usar em situações que não tenha acesso à internet.
Para destinos internacionais, verifique se a vacina que você tomou é aceita no país de chegada. Além disso, verifique como tirar o documento brasileiro de vacinação válido no exterior.
Seguro viagem com cobertura para Covid-19
Para reforçar os cuidados pós-vacina durante a sua viagem, contrate um seguro com cobertura para Covid-19. Faça simulações de acordo com o destino escolhido, as datas de chegada e partida, e o período total da viagem. Leia também as cláusulas do contrato e as coberturas para saber se realmente vai cobrir os gastos com essa doença.
Mesmo com os protocolos de segurança, podemos dizer que é possível
viajar na pandemia, então siga as instruções e evite dores de cabeça antes, durante e depois da viagem.
Veja os
pacotes promocionais do nosso resort, que segue todas as orientações de desinfecção e higiene para preservar a saúde dos turistas. Você pode viajar para a Costa do Sauípe e se hospedar em um resort com total segurança. Aproveite!