Que o nordeste brasileiro reserva belezas naturais surpreendentes você já sabe. Agora, chegou a hora de conhecer alguns dos trabalhos sociais que ajudam a preservar a vida marinha em destinos no litoral norte da Bahia. Entre eles, o Projeto Baleia Jubarte!
Criada com o objetivo de proteger a baleia jubarte, o instituto possui sede na Praia do Forte. Ou seja, é bem próximo do complexo da
Costa do Sauípe! Assim, você pode aproveitar sua viagem de férias e aprender sobre os trabalhos e pesquisas realizadas no local.
Antes de embarcar por essa experiência, continue lendo e confira todas as informações sobre o Instituto Baleia Jubarte, responsável pelo projeto!
Conheça a espécie de baleia jubarte
Da ordem dos cetáceos, a baleia jubarte é uma espécie do mamífero marinho bem comum no litoral brasileiro, em especial no arquipélago de Abrolhos na Bahia.
O animal que dá nome ao Instituto Baleia Jubarte da Praia do Forte, se distingue das outras espécies marinhas por sua coloração em tons de azul e preto. Ela, também chega a ter até 5 m de comprimento nas nadadeiras peitorais. E, ainda, uma sutil corcova na qual a nadadeira dorsal fica apoiada.
A baleia jubarte chega a alcançar até 19 m de comprimento e pesar 40 toneladas! No entanto, não pense que é fácil chegar próximo a esse animal. De acordo com especialistas, acredita-se que sua estrutura possui finalidade sensorial. Ou seja, essa baleia consegue detectar movimentos por perto.
Ameaçada de extinção
Até pouco tempo atrás, a baleia jubarte estavam entre os animais marinhos com risco de extinção. No entanto, conservacionistas nos deram uma boa notícia no ano passado.
De acordo com esses pesquisadores, a população da espécie no Atlântico Sul teve um aumento considerável. Ela passou de 450 para 25 mil. Com isso, a baleia jubarte deixa o grupo dos animais considerados ameaçados.
Quando surgiu e qual o foco do Projeto Baleia Jubarte?
O Projeto Jubarte nasceu em 1998, com o intuito de proteger a espécie presente na região do Banco dos Abrolhos, considerado o principal berçário da baleia no Atlântico Sul.
Entre os principais trabalhos do instituto homônimo, o projeto é responsável por desenvolver atividades socioeducativas em regiões do litoral do destino. Entre os trabalhos, é possível encontrar muita informação e, ainda, aprender sobre a conservação ambiental.
A localização do Projeto Baleia Jubarte, atualmente, também está na Praia do Forte no distrito de Mata de São João. No destino está instalada a segunda base do projeto. Vale lembrar que todo o trabalho é realizado pela organização não governamental e sem fins lucrativos.
Visite o Espaço Baleia Jubarte
Quem visita o Espaço Baleia Jubarte no destino vive uma experiência única. Isso porque encontra um ambiente com muita informação e interação para aprender como recuperar a espécie. Além, é claro, de encontrar os resultados de trabalhos e pesquisas realizadas na instituição.
Inaugurada em 2006, e com localização privilegiada na Praia do Forte, o espaço dedicado ao Projeto Jubarte na Bahia ocupa uma área de 3.500 m² com salas de anfiteatro e terminais interativos. Ambos equipados com sistema de som e imagem super modernos.
No local, os turistas podem conhecer uma réplica em tamanho real da espécie, além de participar de ações educativas ao lado da comunidade local.
Para completar, o espaço também é, durante os meses de julho a outubro, o ponto de partida dos cruzeiros que partem para observação de baleias em alto mar.
Hospede-se na Costa do Sauípe e conheça o projeto
Está pensando em viajar para a Bahia? Então, reserve dias tranquilos no melhor
all-inclusive do estado e, ainda, aproveite para conhecer projetos sociais como o Baleia Jubarte e o
Projeto Berimbau. Ambos localizados na Praia do Forte em Mata de São João.
Dessa forma, durante as férias, os turistas têm a chance de aproveitar as mordomias de uma das quatros opções de hospedagens da Costa do Sauípe. Com excelente infraestrutura, é possível se divertir muito à beira-mar com os clubes infantis e centros esportivos do complexo.
No entanto, mesmo sendo difícil deixar tanta mordomia, é essencial reservar algum tempo para conhecer o Projeto Baleia Jubarte em Praia do Forte. E, assim, aprender um pouco mais sobre as atividades realizadas em prol do bem-estar e preservação da espécie.
Reserve sua estadia na Costa do Sauípe!
Quer conhecer mais sobre a espécie de baleia jubarte? Então, visite as instalações do projeto dedicado totalmente a ela. Além disso, aproveite os
pacotes promocionais da Costa do Sauípe e hospede-se próximo ao instituto. Confira!