Aposto que você já se perguntou se pode levar comida no avião. Afinal, nem sempre o cardápio da companhia aérea agrada à maioria dos paladares e, às vezes, queremos levar aquela sobremesa especial para um amigo ou familiar.
Pensando nisso, criamos um guia completo com tudo que você precisa saber sobre o assunto, incluindo se é possível levar alimentos ao embarcar, que tipo de comida pode levar no avião, entre outras dúvidas. Confira!
Pode levar comida no avião?
Afinal, pode levar alimentos no avião? Sim, é possível levar alguns tipos de comidas no avião, tanto para consumo quanto para seu destino final. Porém, é necessário verificar os alimentos permitidos tanto pela companhia aérea quanto pelos órgãos de fiscalização do local de desembarque.
Para os voos nacionais, as regras são mais flexíveis em relação aos destinos fora do país. Porém, em ambos, o ideal é que, no caso de consumo durante a viagem, o alimento seja levado na
mala de mão, em vez de ficar nas bagagens despachadas.
O que pode levar para comer no avião?
Cada país define de acordo com suas regulamentações o que pode levar para comer no avião. Por isso, a liberação de certos itens pode variar de acordo com o destino escolhido. Então, na hora de embarcar com alimentos, opte por aqueles que não são perecíveis, estejam bem embalados e, de preferência, sejam industrializados.
Em destinos como a América Central e a Europa, por exemplo, não é permitido o embarque com frutas, verduras, legumes ou sementes sem a devida autorização. Isso porque a entrada de alimentos desconhecidos pode causar a disseminação de doenças e pragas do plantio.
O que não levar na viagem
Como vimos, a principal restrição da maioria dos destinos se aplica a alimentos perecíveis. Por isso, o ideal é não embarcar com: frutas, carnes in natura ou industrializadas, hortaliças, mel, própolis, leite e derivados.
Isso porque, além das regulamentações sanitárias sobre se pode levar comida no avião em voo nacional ou internacional, estes alimentos podem ter prazo de validade comprometido durante a viagem. Os alimentos que costumam ser liberados são: chocolates, frutas secas, cereais, bolos, pães, tortas, sanduíches, entre outros.
Como levar alimentos no avião
Como vimos, as regras que dizem se pode levar comida no avião em voos nacionais são menos rígidas que as dos destinos internacionais. Porém, é necessário saber como levar alimentos no avião em ambos os tipos de viagem para evitar problemas no embarque.
Voos nacionais
Sem tantas especificações quanto os voos internacionais, o ideal é levar alimentos bem embalados, não perecíveis, que não possuam cheiro forte e, de preferência, sejam industrializados, contendo a data de validade e fabricação.
Voos internacionais
Além de seguir os protocolos sanitários do destino desejado, o ideal é não embarcar com alimentos que excedam o limite de 100 ml na bagagem de mão. Já para a mala despachada, você pode levar comida no avião de modo que os produtos não vazem ou comprometam a integridade da mala.
Pode levar alimentos no avião na pandemia?
Devido a algumas
medidas de prevenção ao coronavírus, as principais companhias aéreas do país suspenderam a distribuição de lanches e refeições em viagens nacionais. Então, se o passageiro desejar se alimentar durante o trajeto, o ideal é trazer o próprio alimento.
Já nos voos internacionais, a distribuição das refeições no avião é feita de acordo com o tempo de viagem, sendo entregues aos passageiros em embalagens individuais. Por isso, o ideal é consultar como esse tipo de serviço é oferecido pela companhia aérea antes de viajar.
Venha para a Costa do Sauípe!
Agora que você já sabe que pode levar comida no avião, aproveite para explorar as belezas do Nordeste na Costa do Sauípe! Localizado no litoral Norte baiano, esse complexo de hotéis oferece acomodações aconchegantes, além de várias opções de lazer e entretenimento.
Você poderá desfrutar das mais belas praias e piscinas da região, contando com a comodidade e o custo-benefício do sistema
all-inclusive, tudo em um ambiente seguro, com diversos protocolos de prevenção a COVID-19. Confira nossos
pacotes promocionais e faça já sua reserva!