Viajar é um dos grandes prazeres da vida, mas antes de aproveitar as maravilhas do destino escolhido, é importante planejar alguns detalhes. Uma das formas de organizar tudo é montar uma planilha de viagem e pontuar os passeios, hospedagens e gastos.
Pensando nisso, veja algumas dicas práticas para montar um planejamento de viagem perfeito e ter conforto e segurança durante toda a estadia.
1. Faça um rascunho
Antes de montar de fato a planilha, vale fazer um esboço com todos os detalhes que não podem faltar. Uma boa ideia é começar pelas grandes temáticas, como hospedagem, passeios e pontos turísticos e, em seguida, afunilar, colocando os gastos e outros pormenores.
Também vale criar uma planilha de gastos da viagem e mapear o investimento que será necessário. Assim, você consegue saber quanto deve juntar para realizar a viagem da melhor maneira possível.
2. Passe tudo para a planilha
Depois de pensar em todas as questões burocráticas, separe um tempo para passar as informações do rascunho para uma planilha do Excel. Lembre-se de criar abas para as diferentes categorias.
Você pode utilizar as seguintes categorias:
planejamento, roteiro de viagem, gastos, entre outros tópicos. Utilizando as abas para categoria, será mais fácil utilizar fórmulas para aprimorar o cronograma de viagem, deixando tudo organizado.
3. Organize os gastos da viagem
Uma das abas mais importantes da planilha é, sem dúvidas, a de controle das despesas. Nela, é possível inserir todos os custos com o passeio, efetuando uma melhor gestão dos recursos e evitando gastos fora do orçamento.
Um modelo para organizar os gastos da viagem é fazer uma tabela com quatro colunas, sendo elas: data (registrando a data da atividade);
passagem (referente aos custos com transporte); hospedagem e passeios, como a aquisição de bilhetes, taxa de estacionamento, etc.
4. Utilize fórmulas para facilitar a contabilidade
Uma das vantagens de fazer uma planilha de viagem no Excel é poder utilizar diversas fórmulas que vão facilitar — e muito! — a contabilidade dos gastos do passeio. É possível usar desde fórmulas básicas, como as de soma e subtração, até outros modelos mais complexos.
Uma boa chance de usar uma dessas fórmulas é colocar o valor disponível para ser gasto na viagem em uma célula, programando-a de modo que a cada valor de despesa acrescentado, o valor do dinheiro diminua, mostrando de modo fácil os custos da viagem. Exemplo:=B1- B3-B4-B7. Esses símbolos representam a localização de cada célula na fórmula.
5. Faça o planejamento do roteiro de viagem
Além de fazer um planejamento de viagem na planilha com as informações necessárias, é importante realizar um roteiro com as datas, os pontos turísticos a serem visitados e as respectivas datas, os documentos necessários e tudo o que não pode faltar na mala.
Saber como organizar a mala de viagem é um passo fundamental. Lembre-se de não deixar para arrumar de última hora. Além disso, faça um checklist e vá marcando os itens conforme você os separa para levar. Assim, fica mais fácil de não esquecer nenhum objeto ou roupa de importância.
Planeje suas férias para a Costa do Sauípe
Aproveite nossas dicas de viagem para fazer sua planilha de viagem e planejar suas férias na Costa do Sauípe. O resort fica localizado a menos de 80 km do Aeroporto Internacional de Salvador e conta com as melhores praias e piscinas da região, além de várias atividades artísticas, culturais e gastronômicas.
Você ainda conta com a comodidade e o ótimo custo-benefício do all-inclusive, que já inclui no valor do seu pacote o consumo de bebidas e alimentos no resort. Tudo para que você possa desfrutar de ótimos momentos de lazer e diversão sem preocupações. Confira nossos
pacotes promocionais.