O planejamento de viagem é o primeiro passo para quem deseja ter uma experiência tranquila e aproveitar cada segundo do destino escolhido. Muitos fatores devem ser considerados ao organizar as férias da família, por isso fique por dentro de cada etapa!
O que é planejamento de viagem?
Um planejamento de viagem é um tipo de guia com o passo a passo de tudo o que você precisa realizar antes e durante o passeio. Isso engloba escolha do destino, orçamento, duração, pontos turísticos a serem visitados, entre outros detalhes indispensáveis para a
viagem ser perfeita.
Muitas pessoas acreditam ser um trabalho desnecessário, por isso deixam tudo para a última hora. Porém, convenhamos: é muito melhor ter tudo organizado com antecedência, certo?
Fique tranquilo, é supersimples criar seu próprio guia. Esse momento pode ser, na verdade, divertido e leve. Que tal juntar toda a família e montar roteiros de viagem? Nada é melhor que sentir aquele friozinho na barriga antes das experiências incríveis que estão por vir. A seguir, veja como planejar uma viagem do zero.
1. Que tipo de viajante você é?
Se você fechar os olhos e visualizar mentalmente a sua viagem dos sonhos, para onde a sua imaginação lhe levaria? Antes de mais nada, é necessário descobrir o que mais gosta! Para quem curte aventura e prefere ambientes descontraídos, programar uma viagem com mochilão é ideal.
Já se você não abre mão de segurança, tranquilidade e conforto, uma experiência em hotéis all inclusive é a sua cara! O ideal é encontrar um meio-termo para todo mundo aproveitar ao máximo.
2. Qual vai ser o seu destino?
Aonde está pensando em ir: uma cidade turística, praias maravilhosas ou um estado que ainda não visitou? Faça essas perguntas para descobrir o
destino perfeito da próxima viagem.
Nosso conselho é dar preferência aos nacionais, afinal planejar uma viagem pelo Brasil é menos trabalhoso que uma para fora do país. Sem contar que os pacotes de viagem saem mais em conta. Menos dor de cabeça, não é?
3. Qual mês é melhor para viajar?
Sabemos que cada destino é mais indicado em determinada época do ano, por conta de características do clima, aumento de turistas e outros fatores. Portanto, planeje sua viagem e escolha a melhor data para embarcar conforme a sua rotina.
Caso goste de praia, sol e mar, lembre-se de que existem regiões no Brasil com dias ensolarados durante a maior parte do ano, como o Nordeste. Se você preferir o clima mais gelado, verifique a previsão do tempo para as datas em que deseja viajar para a cidade escolhida.
4. Qual é o tempo ideal de viagem?
Planejar o tempo de viagem é fundamental para não se arrepender de não ter visitado algum lugar importante. Contudo, sabemos que, muitas vezes, não é possível passar tantos dias fora de casa.
Por isso, atente-se aos dias de férias ou do feriado escolhido e faça um planejamento realista. Uma pesquisa publicada no
Journal of Happiness Studies revelou que o tempo ideal para fazer uma viagem é oito dias. Já deu vontade, não é?
5. Quanto quer gastar?
O orçamento dita tudo o que você vai fazer na viagem, como compra de passagens, hospedagens, alimentação, passeios e produtos de supermercado. Então, é muito importante definir um valor para seu período de férias sair como planejado.
O ideal é ser flexível e aproveitar as ofertas que surgirem enquanto faz o planejamento de viagem. Muitas pessoas se perguntam qual é a melhor forma de juntar dinheiro para viajar. Uma boa alternativa é montar um roteiro, planejar os gastos dos passeios e da alimentação, além de ter uma reserva para depositar uma quantia de dinheiro todo mês.
6. Onde deseja se hospedar?
Quando estiver organizando a viagem, faça pesquisas de hospedagens e priorize de acordo com seu perfil de viajante e seu orçamento. A escolha de um resort all inclusive pode ser a melhor opção se você deseja aproveitar a estadia, as atividades oferecidas, as refeições, todos os serviços e comodidades oferecidos ao máximo.
7. Quais locais turísticos visitar?
Pesquise bastante sobre os pontos turísticos do seu destino durante o planejamento de viagem e busque o máximo de informações que tiver sobre cada atração. Assim, você não deixa de conhecer o melhor de cada lugar.
Saiba com antecedência como chegar, o que levar, onde comer e muito mais. Dessa forma, fica mais fácil montar um roteiro com os lugares a serem visitados durante cada dia da viagem.
8. O que levar na mala?
Procure montar a mala com itens básicos e roupas adequadas para o destino. Caso vá à praia, não se esqueça de levar roupas leves, peças de banho e protetor solar. É sempre bom ter um guarda-chuva e um casaquinho em mãos, independentemente do destino escolhido, já que, às vezes, São Pedro surpreende com um banho de água.
Além disso, se for uma viagem de avião, lembre-se de pesar a mala com antecedência ou já se programe para pagar o excesso de bagagem no aeroporto.
9. Quais documentos são necessários?
Devemos nos lembrar dos documentos básicos, como carteira de identidade e CNH, caso possua. Durante o planejamento de viagem, verifique se o local escolhido para viajar exige outro documento específico.
10. É preciso levar máscaras e álcool em gel?
Com o avanço da vacinação e a flexibilização do uso de máscaras, alguns cuidados não são mais exigidos em determinados locais. Entretanto, é melhor prevenir que remediar, não é mesmo?
Leve algumas máscaras na mochila e lembre-se de higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel. Além disso, ao programar uma viagem, verifique se o destino escolhido solicita a apresentação do comprovante de vacina ou do teste negativado.
Conheça o Costa do Sauípe
Viu como é fácil planejar sua viagem com um roteiro incrível? Agora que você já sabe como fazer o passo a passo antes da sua viagem, que tal conhecer a Costa do Sauípe?
Com um modelo all-inclusive, o resort coloca você e sua família em contato com a natureza, sem perder o conforto e a sofisticação. Nada é melhor que se hospedar em um hotel com pé na areia e aproveitar todas as belezas da Bahia. Não perca tempo e confira os
pacotes promocionais!