Autor
Costa do Sauípe
Equipe Costa do Sauípe
“Rola samba de primeira
Samba bom é no Pelô
Não é de marcar bobeira
Quem faz samba no Pelô…”
Até quem nunca pisou na Bahia já ouviu falar no conhecido Pelourinho.
Realmente, o bairro mais icônico do Centro Histórico de Salvador merece a fama que tem. As ruas cheias de construções seculares, o cheiro espetacular da comida baiana no ar, a vida cultural vibrante, os batuques, a dança, as pessoas: isso tudo é só uma parte da magia que faz qualquer caminhada no Pelourinho se tornar uma experiência marcante.
Não é à toa que Arlindo Cruz, dono dos versos que você leu ali em cima, se apaixonou tanto pela agitação maravilhosa do bairro. E assim como fez com o sambista carioca, o Pelô encanta uma quantidade imensa de turistas todos os anos. Por isso, este texto é todinho dele!
Para você também ficar “bestinha” com a beleza do Pelourinho, vamos te mostrar um pouco da história dele. Também tem dicas que vão te ajudar a conhecer o melhor do bairro, curiosidades interessantes sobre ele e muito mais. E aí, bora?
A história do Pelourinho é cheia de períodos importantes para a história da própria Bahia. Aliás, do Brasil todo: você sabia que Salvador foi a primeira capital do país?
Pois é, a cidade baiana carregou o título durante uma boa parte do período colonial, até 1763. Nessa época, o Pelourinho era adorado por famílias ricas e nobres por causa de sua localização privilegiada, mais alta em relação aos outros pontos da região. Então o bairro abrigava muitas moradias de luxo e alguns prédios administrativos importantes, como a Casa da Câmara.
Por isso, o Pelô se desenvolveu como um grande centro comercial e residencial – basicamente o coração de Salvador –. Esse prestígio aristocrático durou até o início do século 20, mas começou a ir embora lá pela década de 1940. As atividades econômicas mais aquecidas foram se movendo para partes modernas da cidade, fazendo com que o Pelourinho caísse em desvalorização.
Mas isso não significa que ele tenha ficado vazio. Pelo contrário, esse foi o momento em que o Pelourinho começou a construir a identidade que concedeu a ele uma nova importância. Afinal, se tornou o local de moradia de muitas comunidades negras e famílias pertencentes a classes econômicas marginalizadas.
A partir daí, o bairro tomou uma vida diferente, marcada pela agitação do comércio popular e por uma produção cultural fantástica. É o cenário encantador que marca obras clássicas, como os livros de Jorge Amado, além de aparecer até hoje em filmes, novelas da TV aberta e músicas contemporâneas, como as da banda BaianaSystem.
Nos anos 1980, já reconhecido como centro da cultura popular e negra de Salvador, o Pelourinho passou por um processo de revitalização que ajudou a atrair os olhares turísticos. E não é surpresa que a estratégia tenha funcionado. Afinal, quem não quer conhecer um bairro tão massa, que exala baianidade por todo canto?
Como é de se esperar, o Pelourinho tem muito a oferecer para os turistas que estão de viagem pela Bahia.
É lá que ficam alguns dos mais importantes pontos turísticos de Salvador, além de ser uma área cheia de manifestações culturais que são a cara da Bahia de verdade. Ao caminhar pelas ruas do bairro, você vai se deparar com animadas rodas de capoeira, grupos de samba, barraquinhas de comida de rua e vários outros símbolos da cultura baiana. É o paraíso para quem curte turismo de experiência!
Durante seu passeio, não deixe de visitar alguns dos prédios mais lindos e antigos da região, que carregam uma beleza arquitetônica ímpar. Estamos falando de pontos como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de São Francisco. Também não faltam ótimas opções de museus, como o Museu da Câmara Municipal e o Museu da Energia.
Sua tour histórica também precisa incluir a Praça da Sé e a Praça Terreiro de Jesus, que ficam bem próximas uma da outra. E se quiser aproveitar ainda mais a bagagem cultural do Pelourinho, você pode conferir a maravilhosa programação da Fundação Casa de Jorge Amado e conhecer de perto o trabalho social incrível da Casa do Olodum.
Ah, e não se esqueça de encerrar o passeio comendo um delicioso acarajé autenticamente baiano!
Durante o ano todo, as ladeiras do Pelourinho recebem eventos especiais que mobilizam multidões apaixonadas.
Mas a motivação por trás desse agito pode variar bastante, afinal, quase todas as festividades populares de Salvador passam pelo bairro. A mais famosa delas é provavelmente o aclamado Carnaval baiano, que faz o Centro Histórico tremer com a empolgação dos foliões.
As celebrações religiosas também trazem para o Pelourinho uma programação bem diversa, que vai de shows populares a solenidades como missas. A Festa de São Jorge, em abril, e a Festa de Santo Antônio, em junho, estão aí para provar. Em dezembro, as ruas ficam cobertas pelo vermelho das rosas por causa da Festa de Santa Bárbara.
Ah, e isso tudo porque a gente ainda nem mencionou o São João, que transforma o Pelourinho em um grande arraial cheio de música, dança e comidas típicas!
Nos demais meses, o Pelô recebe festivais, circuitos esportivos e apresentações tradicionais bem variadas, como o Festival de Cultura Popular e a Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho). A vida do bairro é tão agitada que ela ganhou até um portal online mantido pela Secretaria de Cultura da Bahia.
Então fica a dica: se quiser conferir mais sobre a agenda de eventos do Pelourinho, basta pesquisar “Pelourinho Dia e Noite”, acessar o site e clicar na opção “Agenda Cultural”, que aparece no menu principal.
Se você quer visitar o Centro Histórico de Salvador, talvez esteja se perguntando qual é o melhor jeito de se locomover no Pelourinho.
A boa notícia é que, na verdade, você tem várias opções: dá para chegar até o bairro utilizando transporte público, táxis ou carros de aplicativo. A maioria dos visitantes prefere descer perto do Largo Terreiro de Jesus, que fica bem no centro do Pelô, e conhecer as ruas da região a pé mesmo. Afinal, a caminhada pelas ruas carregadas de história é parte da magia do passeio.
Caso você decida usar o transporte público, se liga na informação importante: os ônibus não circulam pelo “miolo” do Pelourinho. Mas há várias linhas que param em pontos situados nos arredores do bairro, como a 0310, a 0333 e a 1143.
Por fim, vale lembrar que algumas empresas de turismo oferecem o serviço de transporte executivo, o que pode ser útil para quem deseja conhecer o Pelô de forma mais programada. Ah, esse também é um bom motivo para recorrer aos passeios guiados, sobre os quais falamos um pouquinho mais na seção abaixo.
Visitar Salvador é sempre incrível, mas pode ficar ainda melhor na companhia de quem conhece a cidade a fundo.
Por isso, se você quer mergulhar na rica história do Pelourinho com direito a explicações detalhadas sobre os principais pontos do bairro, vale super a pena contratar um tour guiado. Você pode agendar o seu passeio com alguma agência de turismo da cidade se quiser um pacote que inclua também o transporte.
Mas se o importante para você é só o auxílio do guia turístico mesmo, não precisa se preocupar: nas próprias ruas do Pelourinho, há muitos profissionais que abordam constantemente os turistas e oferecem orientação para passeios. Lembre-se de contratar guias credenciados – eles são fáceis de se achar, já que estão sempre com um colete
que serve como uniforme e um crachá de identificação –.
Geralmente, o tour guiado no Pelourinho dura cerca de 2h30 e custa R$ 50,00 por pessoa, mas os valores podem variar de acordo com o fornecedor do serviço. Para quem busca opções mais acessíveis, uma boa pedida é fazer o free tour oferecido pela Salvador by Foot – nesse caso, não há taxa fixa, mas você pode contribuir para a remuneração dos guias com uma gorjeta –.
Você já sabe que o Pelourinho é um lugar fascinante… mas será que ele é seguro?
Bom, na verdade, a resposta para essa pergunta é a mesma que se aplica à maioria dos centros turísticos do Brasil: é, mas depende. Assim como em qualquer outra grande cidade, a segurança da sua caminhada pelo Pelourinho depende de alguns cuidados básicos.
A gente recomenda que você se mantenha nas ruas principais, em que a segurança pública costuma ser bem reforçada. Mantenha-se nas áreas pelas quais os tours guiados geralmente circulam, evitando as vias de menor movimento. Se quiser, utilize aplicativos de geolocalização, como o Google Maps, para conferir as rotas que você pretende fazer.
Além disso, durante os passeios, prefira levar suas coisas em bolsas pequenas (como pochetes). Isso vai te ajudar a manter seus pertences sempre junto do corpo. Não se esqueça de redobrar a atenção caso precise passar por áreas muito aglomeradas.
Como dica final, um lembrete importante: o sol da Bahia é poderoso, então proteja-se contra ele também. Quando for andar no Pelourinho, capriche no protetor solar, leve sua garrafinha d’água para manter a hidratação e conte com a ajuda de um boné ou viseira.
A história do Pelourinho se torna ainda mais interessante quando você fica por dentro de alguns fatos curiosos sobre o bairro.
Você sabia, por exemplo, que o conjunto arquitetônico do Pelourinho é tão precioso que recebeu da Unesco a classificação de Patrimônio da Humanidade. Chique que só, né? Aliás, a fama internacional vai além dos títulos oficiais, já que o Pelô já apareceu em clipes de grandes artistas estrangeiros, como Michael Jackson.
Estamos falando do vídeo da música They Don’t Care About Us, de 1995, colaboração entre o rei do pop e o grandioso Olodum. Afinal, o Pelourinho é o berço da escola de tambores mais famosa do Brasil e de vários ícones artísticos que levaram a Bahia para o mundo todo.
Até aqui, talvez você ainda tenha uma dúvida na cabeça: mas, afinal, qual a origem do nome “Pelourinho”?
Bem, o termo peculiar que batiza o bairro vem lá da trágica época da escravidão no Brasil. As estruturas conhecidas como pelourinhos eram mastros de pedra construídos nas praças de muitas cidades grandes durante o período colonial. Essas colunas eram usadas para prender e castigar os escravizados que desobedeciam seus opressores.
Hoje em dia, a história densa que o nome do Pelourinho carrega é uma lembrança da resistência das comunidades afrodescendentes em território brasileiro. Afinal, se a palavra antes tinha a ver com penitências injustas, atualmente, ela batiza um espaço que é um verdadeiro santuário da cultura negra. Que reviravolta fantástica, né?
A gente pode até tentar, mas a verdade é que a importância do Pelourinho para a história do Brasil jamais poderia ser resumida em poucas palavras.
Não é à toa que existe um número quase interminável de livros e produções acadêmicas que falam sobre o tema. O Pelourinho é um grande caldeirão de cores, ritmos e sabores que impulsionou o desenvolvimento de muitos elementos que são considerados pilares da cultura baiana. Da culinária tradicional até as festas sagradas, o bairro concentra muitos tesouros que não podem ser precificados.
O Centro Histórico da primeira capital do Brasil é também de uma importância arquitetônica ímpar, como já comentamos ali em cima. As ruas do Pelourinho são responsáveis por conservar exemplares raros da arquitetura portuguesa, com muitas construções erguidas entre os séculos 16 e 19. Visitar o bairro é como fazer uma pequena viagem no tempo. É mágico!
“O Pelô é o que a gente quer
Homem, mulher, sem distinção
Samba no pé e na palma da mão
Trazendo axé pelo céu, pelo chão…”
Eita, coisa linda! Como você deve ter percebido, não faltam motivos para amar o Pelourinho.
Afinal, o Pelô é um lugar único, é um símbolo da Bahia de verdade. E está sempre pronto para receber todo mundo! A gente garante que ele vai ser o astro de muitos dos momentos inesquecíveis que você vai viver em Salvador.
E para deixar suas férias ainda mais memoráveis, que tal conhecer também o litoral norte da Bahia? As paisagens tropicais de encher os olhos e o mar azulzinho já estão esperando por você aqui na Costa do Sauípe.
Vem aproveitar o calor da Terra do Dendê com a gente!
Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.
Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.
Grupos Lazer
Para reservas individuais, opção 01. Para grupos, opção 02.
Se você já possui uma reserva confirmada ou grupo contratado, opção 03.
Atendimento às agências
É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)
Central de reservas
Capitais
Demais localidades
Eventos