Se você ama viajar e conhecer novos destinos, aposto que já ouviu a expressão “stopover”, mas você sabe o que ela significa? Essa modalidade de viagem pode oferecer uma série de benefícios a quem deseja explorar um ou mais locais turísticos.
Pensando nisso, criamos um guia completo para que você saiba o que é stopover, como funciona, quais são os benefícios e como aproveitar essa modalidade de viagem ao máximo. Confira!
O que é Stopover?
Stopover é uma modalidade de viagem semelhante a uma escala de voo, na qual o passageiro faz uma parada em um local pelo caminho, passa alguns dias por lá e, em seguida, pega o mesmo voo em direção ao seu destino final. Tudo isso acontece de acordo com as preferências do passageiro.
Esse tipo de embarque é mais comum em destinos internacionais que possuem muitas horas de voo. Um exemplo prático de stopover é de um passageiro de uma viagem do Brasil até o Japão.
Para não passar 24h em um mesmo avião, ele opta por um voo com escala até a Alemanha, passa uns dias no país e depois segue viagem para o Japão. Tudo é acordado antecipadamente com a companhia aérea, com pouco ou nenhum custo adicional.
Como funciona o stopover?
Para utilizar o stopover, o passageiro deve acertar todos os detalhes do processo previamente junto à companhia aérea, verificando a disponibilidade do serviço e a existência de cobranças adicionais. A modalidade pode ser solicitada para viagens nacionais ou internacionais que possuam escala ou conexão de voo.
Por oferecer maior conforto e flexibilidade durante o passeio, diversas companhias aéreas trabalham com stopover, criando até mesmo pacotes específicos para quem deseja usufruir dessa modalidade de viagem. Vale lembrar que o prazo máximo para permanecer em um destino de stopover é de, no máximo, 30 dias.
Benefícios do stopover
O stopover oferece uma série de benefícios ao viajante. Por isso, confira abaixo algumas vantagens de optar por esse modelo de voo.
Economia com as passagens aéreas
Essa modalidade de voo é uma boa forma de economizar com as passagens aéreas. Isso porque, mesmo que a companhia realize uma cobrança pelo serviço, o valor acaba bem menor que o de quatro passagens, sendo duas para ida e volta de cada destino.
Explorar dois ou mais destinos
Se você já entende o que é fazer escala de avião, sabe o quão demorado pode ser o tempo de espera, não é mesmo? Por que não usar isso a seu favor para explorar novos destinos? Desse modo, é possível conhecer mais sobre os costumes e as culturas de outros locais além do seu destino final.
Diversificar o roteiro de viagem
O stopover também permite ter uma experiência diferenciada mesmo em caso de viagens a trabalho, por exemplo. Durante o período de
escala no local escolhido, você pode explorar os pontos turísticos da região, assim como as opções de lazer, e depois seguir para seu destino principal.
Como fazer um stopover?
Para fazer um stopover, passagens aéreas devem ser específicas para a modalidade, tendo um tempo de conexão maior que os modelos de viagem tradicionais. Para isso, basta verificar, juntamente à companhia aérea, se a empresa oferece esse serviço e de que modo isso acontece.
Outra opção é, na
hora da compra das passagens aéreas, optar por um voo com um longo período de escala, de 19 a 24h, por exemplo. Assim, você pode tirar esse momento para conhecer um novo destino sem custo adicional. Depois, é só fazer as malas e aproveitar a experiência.
Venha para a Costa do Sauípe!
Agora que você já sabe o que é stopover, que tal aproveitar a modalidade para apreciar as belezas do nosso país? Uma boa opção de roteiro é visitar o litoral norte baiano. Localizado a 76 km de Salvador, o complexo de hotéis da Costa do Sauípe oferece diversas opções de lazer e entretenimento.
Além de acomodações aconchegantes, os hóspedes podem curtir as melhores praias e piscinas da região e desfrutar da comodidade e do custo-benefício do sistema all inclusive. Tudo isso em um espaço recheado de belezas naturais e com diversos protocolos de prevenção ao coronavírus.