Quando decidimos sair da rotina em uma viagem para lá de especial, depois de escolher o destino, preparar o roteiro e comprar as passagens, a preocupação que logo aparece é sobre o que não pode levar no avião.
Afinal, nada poderia ser mais frustrante do que chegar ao aeroporto e não conseguir despachar a mala, ou ter que deixar a bagagem de mão por conter itens proibidos. Mas você sabe realmente o que pode ou não levar no avião?
Se não sabe ou está em dúvida, não precisa se preocupar, é só continuar conosco, pois vamos contar tudinho o que você precisa fazer para não ter imprevistos na hora de embarcar naquela tão sonhada viagem. Bora?
Quais itens são proibidos na bagagem de mão?
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é o órgão brasileiro que determina as normas sobre o que pode e o que não pode levar no avião, seja na bagagem de mão ou na mala despachada.
Se você for viajar para destinos nacionais, é completamente proibido carregar armas, sejam elas de fogo, de pressão, químicas ou de choque elétrico. Também não é permitido levar estilingues, sprays de pimenta, ácidos e neutralizantes.
Objetos pontiagudos ou cortantes, como tesouras, alicates de unha, estiletes, canivetes e facas, estão totalmente proibidos. Ferramentas de construção, substâncias explosivas, inflamáveis ou químicas também não devem estar na sua bagagem. Cosméticos ou quaisquer outras substâncias em aerossol, também são itens proibidos no avião.
Porém, se você estiver planejando uma viagem internacional, é necessário checar com a companhia aérea se há alguma regra além das que foram definidas pela ANAC.
Quais itens são proibidos na bagagem despachada?
Assim como acontece com a bagagem de mão, é necessário saber o que pode e não pode levar no avião dentro da mala despachada. Afinal, não podemos correr o risco de ter algum objeto importante bloqueado na hora do embarque, não é mesmo?
De acordo com a ANAC, produtos aerossóis tóxicos ou inflamáveis são proibidos, porém, produtos atóxicos e não inflamáveis são permitidos, desde que cada embalagem não tenha mais de 500 ml, e que todas as unidades transportadas não ultrapassem 2 l.
Alvejantes líquidos e outros produtos químicos, sejam eles de limpeza ou não, são objetos proibidos no avião. As armas de choque elétrico e de pressão também são banidas, mas as armas brancas — espadas, punhais, adagas, entre outros — e as armas de brinquedo estão liberadas.
O que colocar na bagagem de mão?
A bagagem de mão é uma bolsa ou mala pequena que deve ficar sob o banco do passageiro ou dentro do compartimento próprio dentro do avião. Por isso, não é uma bagagem para levar muita coisa, apenas itens essenciais ou delicados demais para ficar na bagagem despachada.
O recomendado é deixar documentos, mantas e celular dentro dessa bolsa. Além disso, você pode levar materiais de leitura, maquiagens, alimentos para bebê, medicamentos com prescrição do médico, óculos, joias, entre outros acessórios.
Porém, é importante lembrar que as dimensões máximas desse tipo de bagagem em companhias como Gol e LATAM são: 55 cm x 35 cm x 25 cm. E o peso máximo permitido é de 10 kg em voos nacionais. Se você estiver planejando uma viagem de avião com destino internacional, é importante checar as normas do país de destino.
Prepare as malas e venha para Bahia!
Agora que você já sabe o que pode e o que não pode levar no avião, está pronto para
preparar as malas e embarcar em uma viagem inesquecível, concorda? E, quando o assunto é a viagem dos sonhos, é difícil pensar em destino melhor do que o litoral norte da Bahia.
Com praias de águas cristalinas, areia fofinha, céu azul, piscinas incríveis, todas as mordomias de um verdadeiro all-inclusive e o aconchego do estado mais arretado do Brasil, com certeza, a
Costa do Sauípe é a escolha ideal de destino.
Confira agora mesmo os
pacotes promocionais e venha relaxar e se divertir nas melhores praias do litoral baiano com toda a economia e a comodidade que você e sua família merecem.