As viagens são o momento ideal para sair da rotina e viver novas experiências. Não é por acaso que as famílias aproveitam para visitar não só a cidade, mas também as atrações de locais próximos. Por isso, em alguns casos, o passeio exige a locação de um veículo. Nesse sentido, saber como alugar um carro é fundamental para facilitar a movimentação.
Essa é a opção ideal para viajar em família e explorar diferentes pontos turísticos sem a necessidade de uma agência. Afinal, dessa forma, é possível respeitar o ritmo de cada um, visitando mais ou menos lugares de acordo com a disposição naquele dia específico.
Se você quer saber quanto custa a locação de um veículo, quais são os requisitos para alugar um carro, assim como as vantagens e as desvantagens, entre outros aspectos importantes relacionados ao tema, este texto é para você! Explicamos o passo a passo de como alugar um carro e quais fatores merecem a sua atenção durante o processo.
1. Pesquisa de preços
Uma das piores sensações é fechar um contrato ou comprar um produto e descobrir que era possível economizar. Portanto, para não sair prejudicado no processo de locação de carro, pesquise diversos estabelecimentos, tipos de veículos e formas de pagamento.
Hoje em dia, a concorrência entre as locadoras é grande, o que proporciona melhores condições para o consumidor. Então, invista na pesquisa para economizar. Isso pode ser feito pela internet. Assim, você chega ao local já sabendo onde locar o carro e quanto vai gastar.
2. Critérios para locação
Apesar de não existir uma lei que regule esse tipo de atividade, existem alguns critérios para o aluguel de carro. Em geral, as locadoras costumam exigir que o motorista tenha, pelo menos, 21 anos e possua habilitação há 2 anos.
Além da CNH, a solicitação de cartão de crédito e CPF é comum. Vale ressaltar que além de saber o que é preciso para alugar um carro, você precisa estar com a sua habilitação em dia. Portanto, antes de escolher a empresa, verifique as exigências para locação e certifique-se de que você ou o condutor preencha todos os requisitos.
3. Tipos de locação
Um dos pontos principais de como funciona o aluguel de carros é analisar os tipos de locação. Em geral, os locais oferecem duas formas de cobrança: por quilometragem ou diária. Na primeira opção, cobra-se pela quantidade de quilômetros percorridos, enquanto, na segunda, o valor está atrelado aos dias em que o automóvel foi usado.
Se você for viajar por um período mais longo e quiser saber quanto custa alugar um carro por mês, lembre-se de verificar a possibilidade de negociar os valores de locação com a empresa locadora.
Para locações mais curtas, de forma geral, é vantajoso optar pela cobrança por quilômetro percorrido, especialmente quando a intenção é passar pouco tempo na estrada e mais horas nos pontos visitados,
restaurantes e praias. No entanto, aqueles que querem explorar a região e pretendem visitar locais mais distantes podem se beneficiar do sistema de cobrança diária.
4. Cadastro de todos os condutores
O modelo de
road trip — quando a
viagem é de longa distância, e o trajeto é feito pela estrada — pode ser muito divertido para as famílias. Entretanto, dirigir por muitos dias seguidos pode ser cansativo. Então, o ideal é trocar o motorista de tempos em tempos.
Então, se você quer saber como alugar um carro sem correr riscos, lembre-se de cadastrar todos os possíveis condutores no momento do aluguel. Assim, caso haja algum imprevisto ou acidente, e outra pessoa estiver dirigindo o carro, tudo estará de acordo com as regras.
5. Adicionais disponíveis
As locadoras costumam oferecer produtos adicionais, como GPS e cadeirinha para crianças. Como a maioria dos celulares possui a função GPS, o aparelho pode ser dispensado, mas quem pretende viajar em família deve viajar com cadeirinha e equipamentos de segurança.
Além do uso desse acessório ser obrigatório, é uma maneira de manter toda a família segura e aproveitar o tempo na estrada. Portanto, não deixe de verificar a disponibilidade desses itens adicionais e ver se a empresa possui cadeirinhas adequadas para a idade das crianças.
6. Análise de contrato
Os pontos básicos de como funciona a locação de carros foram explicados acima. Porém, ainda falta falar sobre uma parte importante: a análise do contrato antes da assinatura. Uma locadora só pode cobrar pelos pontos estabelecidos no documento. Por isso, vale a pena dedicar um tempo para verificá-los.
No papel, deve ser especificado o tipo de cobrança, o tempo de locação, o que o seguro engloba, se a devolução do automóvel deve ser feita com tanque cheio e outras informações importantes. Por isso, não hesite em sanar todas as dúvidas antes de assinar o contrato e pegar as chaves.
Agora que você já sabe como alugar um carro, pode começar a programar as suas próximas férias na Costa do Sauípe. Confira nossos
pacotes promocionais e venha aproveitar o melhor resort all-inclusive do Nordeste!