Autor
Costa do Sauípe
Equipe Costa do Sauípe
Se você gosta de turismo de aventura, com certeza já ouviu falar no Morro do Pai Inácio.
Afinal, ele é um dos monumentos naturais mais adorados da Chapada Diamantina, a queridinha dos fãs de ecoturismo que visitam a Bahia. Famosa pelos visuais espetaculares de suas cachoeiras, rios, matas, cânions, grutas e montanhas, a região é um verdadeiro paraíso para quem curte trilhas, esportes radicais e muito contato com a natureza. Isso sem falar nas paisagens de tirar o fôlego – como a vista do Morro do Pai Inácio –.
É difícil não se impressionar com a imponência dessa formação geológica gigantesca. Dono de uma beleza misteriosa esculpida naturalmente ao longo de bilhões de anos, o Morro do Pai Inácio é uma atração obrigatória e indispensável nos roteiros turísticos da Chapada Diamantina. Além de compor cenários sensacionais, ele também é protagonista de uma lenda fascinante que faz parte da rica bagagem folclórica da região. Já se interessou, né? Então é só continuar por aqui: hoje, a gente vai te mostrar onde fica o Morro do Pai Inácio e como explorar esse que é um dos mais importantes pontos turísticos da Bahia.
Mas, afinal…Por que o Morro do Pai Inácio tem esse nome?
Segundo uma antiga lenda, a elevação foi batizada em homenagem a Inácio, um homem escravizado que vivia em uma fazenda de café da Chapada Diamantina no século 19. Ele teria se apaixonado pela filha do coronel que era dono da fazenda, e vivia um romance às escondidas com a jovem. Algumas versões da história contam que esse amor proibido resultou em uma gravidez, outras nem mencionam essa possibilidade, mas uma coisa é consenso entre todas as narrativas: o envolvimento despertou a ira do coronel, que juntou um grupo de capangas e saiu à procura de Inácio para castigá-lo.
Durante a fuga, Inácio subiu em um morro de topo plano que não tinha nome na época. Como a perseguição estava acirrada, o fazendeiro e seus homens chegaram lá em cima quase na mesma hora, já abrindo fogo contra o escravizado. Armado apenas com um velho guarda-chuva, Inácio se viu encurralado entre as balas e o penhasco… e pulou do alto daquele imenso morro. Pegos de surpresa, o coronel e os capangas se deram por satisfeitos – afinal, a questão parecia concluída –.
Mas o que eles não imaginavam era que Inácio tinha sobrevivido à queda e escapado em segurança! Alguns dizem que ele era um grande conhecedor da natureza da região e saltou de um local estratégico, aterrissando em um lajedo que não era visível para quem estava no topo do morro. Outros afirmam que ele conseguiu usar o guarda-chuva aberto como uma espécie de paraquedas improvisado. De qualquer forma, todo mundo concorda que o feito foi quase milagroso, e é por isso que o palco dessa história cheia de reviravoltas ganhou o nome de Morro do Pai Inácio. É de arrepiar, né?
O Morro do Pai Inácio fica no município de Palmeiras, na porção central da Bahia.
Separado de Salvador por mais ou menos 420 quilômetros, ele fica a 30 quilômetros de Lençóis, principal base de apoio para os turistas que visitam a Chapada Diamantina, e 150 quilômetros de Mucugê. O acesso é feito por um caminho que começa no quilômetro 345 da BR-242, também conhecida como Rodovia Milton Santos, estrada que interliga Salvador a Barreiras. Para quem deseja fazer esse passeio memorável, a melhor pedida é sair de Lençóis.
Tudo que você precisa saber antes de visitar o Morro do Pai Inácio na Bahia
A visita ao Morro do Pai Inácio é um dos passeios turísticos mais adorados da Chapada Diamantina.
Do alto desse precioso monumento natural, que chega aos 1.150 metros de altitude, as vistas são arrebatadoras. É possível apreciar a imensidão montanhosa da Chapada de um ângulo privilegiado e também assistir a um pôr do sol absolutamente inesquecível. Se estiver planejando a sua visita, tenha em mente que o final da tarde é o horário mais disputado de todos no Morro do Pai Inácio: caso pretenda fazer o passeio nessa parte do dia, prepare-se para encontrar um grande número de turistas.
A atração pode ser visitada todos os dias, das 9h às 17h, e a trilha que leva ao topo costuma durar cerca de 20 minutos. O caminho é de dificuldade moderada, com alguns trechos de subida intensa. Por isso, lembre-se de separar roupas confortáveis e tênis apropriados para o dia do passeio! Também vale a pena caprichar no protetor solar e levar uma garrafinha d’água na bolsa, já que o Morro do Pai Inácio não tem infraestrutura de serviços. Ah, e leve um casaco: os ventos lá em cima podem ser cortantes!
Muita gente se pergunta se é necessário contratar um guia de turismo para conhecer o Morro do Pai Inácio.
Embora a gente sempre recomende a companhia de um profissional especializado para quem deseja fazer passeios na natureza, a resposta é: não, a presença de um guia não é obrigatória para visitar o Morro do Pai Inácio. Para quem tem experiência com trilhas de subida, é possível explorar a área por conta própria, mas a maioria dos viajantes prefere fechar o passeio com agências de turismo – até para facilitar a questão do deslocamento até o local –.
Depois de chegar até o acesso à trilha, não tem muito segredo: o caminho para o Morro do Pai Inácio é bem sinalizado. Vale mencionar que existe uma taxa de visitação de R$ 5,00 por pessoa – não se esqueça de levar um pouco de dinheiro em espécie para não ter problemas na hora de pagar –.
Nas agências de turismo, a visita ao Morro do Pai Inácio costuma aparecer combinada com outros passeios que podem ser feitos na região.
É comum conhecer o atrativo no mesmo dia da visita à Gruta Azul, que fica em uma propriedade particular na cidadezinha de Iraquara. Dona de um dos visuais mais icônicos da Chapada Diamantina, ela é palco de um fenômeno natural que dá uma coloração azul intensa às águas do poço subterrâneo, formando uma cena que parece saída de um conto de fadas. A mesma propriedade abriga a fenomenal Gruta da Pratinha, onde é possível fazer uma flutuação pelo rio que passa por dentro da caverna.
Também dá para visitar o Morro do Pai Inácio no esquema “casadinha” com a Gruta da Lapa Doce, parte de um impressionante sistema de cavernas que chega a 42 quilômetros de extensão. Também situada em Iraquara, ela é conhecida pela riqueza de suas estalagmites e estalactites, incríveis formações de rochas calcárias que parecem até esculpidas à mão.
A chance de conhecer o Morro do Pai Inácio é realmente uma experiência inesquecível.
No topo desse imenso monte, o passeio tem como planos de fundo os gigantescos vales cobertos por vegetação verde, as montanhas que se estendem até perder de vista e o céu limpo da Chapada Diamantina. Já deu para entender por que o Morro do Pai Inácio é tão famoso, né? Caso você queira se preparar ao máximo para curtir esse atrativo adorado da melhor forma possível, confira nosso conteúdo especial sobre o que levar para trilhas.
Aliás, o Morro do Pai Inácio é só um dos lugares paradisíacos espalhados pela Bahia. Para descansar das trilhas e aventuras vividas na Chapada Diamantina, que tal passar uns dias relaxando com os pés na areia?
Aqui no Costa do Sauípe, você renova as energias nas praias mais lindas do litoral baiano e só se preocupa em encontrar a melhor hora para pegar um solzinho: todo o resto fica por conta da nossa estrutura completa de resort all inclusive. Vem descobrir a Bahia de verdade no Morro do Pai Inácio e no Costa do Sauípe!
Aproveite pra dar uma olhada nos nossos pacotes promocionais e vem viver um pouquinho mais da Bahia de verdade.
Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.
Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.
Grupos Lazer
Atendimento às agências
É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)
Central de reservas
Capitais
Demais localidades
Eventos