Na hora de planejar uma viagem, pensar na bagagem e na mala de mão é fundamental! Afinal, é necessário saber o que é possível levar e como organizar cada item dentro delas.
Pensando nisso, a equipe da Costa do Sauípe preparou um artigo repleto de informações para ajudar a organizar e saber o que pode ou não levar na bagagem de mão. Confira!
Mala de mão: necessária ou dispensável?
Levar mala de mão para viagem ainda divide opiniões. O motivo é: enquanto algumas pessoas acreditam que a bagagem é só mais um peso extra, outras a enxergam como um item importante para abrigar objetos indispensáveis.
Quem afirma ser necessário, de certa forma, tem razão, já que a peça pode ser vista como uma bolsa de emergência. Assim, em casos como extravio de mala, perda de conexões e atrasos de voo, a bagagem entra em ação e pode auxiliar muito durante o processo.
Nesse caminho, quem opta por malas de mão deve ficar atento às principais diretrizes que cercam o item. Isso porque as companhias aéreas definiram algumas regras sobre a bagagem, como o que pode ser levado ou não, além do peso e das dimensões máximas.
Peso e dimensões
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), todas as companhias permitem que o passageiro leve gratuitamente a mala de viagem de mão. Entretanto, as especificações podem variar conforme cada instituição.
Ainda de acordo com a ABEAR, o indicado é que as medidas da mala de mão sejam de no máximo 55 cm x 35 cm x 25 cm, incluindo alças, rodinhas e bolsos externos — isso serve tanto para voos nacionais quanto internacionais.
Já o peso limite é de 10 kg para voos no Brasil ou que tenham o país como origem. Porém, algumas companhias consideram o peso máximo entre 8 e 16 kg, variando de acordo com o destino do voo.
Em todas as situações, se a mala de mão ultrapassar as especificações das empresas aéreas, o passageiro é obrigado a despachá-la e deve pagar pelos quilos excedentes.
O que posso levar?
Agora que você já sabe qual deve ser o tamanho da sua mala de mão, que tal descobrir o que é permitido dentro da bagagem? Segue uma listinha com os principais itens:
- documentos;
- lápis e caneta;
- itens básicos de higiene;
- acessórios e itens de beleza;
- eletrônicos e periféricos;
- roupas reservas;
- snacks,
- livros e revistas.
O que NÃO posso levar?
As regras não incluem somente o peso e as dimensões das bagagens. Também existem algumas diretrizes sobre o que não pode levar na mala de mão, por isso é importante sempre ficar atento. Entre os objetos estão:
- armas de fogo e réplicas — exceto as levadas por agentes públicos que comprovem estar realizando funções como escolta de autoridade ou atividade investigatória;
- objetos pontiagudos ou cortantes — tesouras e barbeadores de lâminas com mais de 6 cm, canivetes, navalhas, lixas de metal com ponta reta etc.;
- líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml de volume;
- instrumentos que possam ferir — martelos, alicates, bastões etc.;
- substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis — aerossóis, fluidos de isqueiro etc.
Saiba como organizar sua mala de mão
Após conferir o que pode ou não levar na mala, é hora de
organizar a bagagem. Para isso, separamos alguns passos e dicas que podem ajudar:
Faça um checklist
Assim como em uma
bagagem despachada, ao organizar a sua mala de mão, uma boa dica é fazer uma checklist. Dessa forma, você pode separar o que pretende levar para viagem, facilitando a arrumação e a disposição dos itens.
Não esqueça os documentos
Os documentos são itens indispensáveis em uma viagem, por isso é muito importante sempre mantê-los à vista. É aí que entra a bagagem de mão! Assim, ao organizá-la, opte por um porta-documentos e abra um espaço para o acessório na mala.
Garanta um espaço para eletrônicos e periféricos
A bagagem de mão é o item que vai abrigar todos os acessórios que você pode precisar durante o voo. Nesse caso, é primordial garantir um espacinho para eletrônicos e periféricos. Afinal, nunca se sabe quando serão necessários!
Confira os itens básicos
Antes de concluir a arrumação, uma ótima dica é conferir os objetos básicos. Dessa forma, verifique se seus itens de higiene pessoal, como álcool em gel, sabonete, escova de dentes e hidratante, fazem parte da checklist e já estão dentro da mala. Todo cuidado é pouco, não é?
Remédios e kits de emergência
Dependendo da duração do voo e da região de destino, é possível surgir alguns imprevistos. Por isso, não deixe de incluir remédios, receitas e kits de emergência na mala.
Prepare as bagagens e venha conhecer a Costa do Sauípe
Depois de todas essas informações e dicas, você ficou com vontade de pôr a mão na massa e preparar as bagagens da próxima viagem? Não perca tempo! Venha aproveitar o melhor do litoral norte da Bahia na Costa do Sauípe!
Seguindo todos os protocolos de saúde recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o nosso complexo de hotéis com hospedagens
all-inclusive é o destino certo para você. Então, confira nossos
pacotes promocionais e faça já sua reserva!