Organizar uma viagem é sempre emocionante, e quando a data de embarcar se aproxima, é o momento de pensar nos últimos detalhes, como o conteúdo da sua bagagem de mão. Desse modo, você evita imprevistos e todo o processo de check-in acaba sendo mais tranquilo.
Existem diversas regras que ajudam a regular o que pode ou não ser levado na bagagem de mão. Por isso, criamos este conteúdo para te ajudar nessa etapa da viagem. Confira!
Existem dois tipos de bagagem: as que são despachadas e aquelas que vão no avião junto ao turista. A dúvida sobre o que é bagagem de mão está relacionada àquelas que podem ser levadas no bagageiro. Para simplificar: é possível levar uma bagagem de mão e mais um item pessoal (mochila, bolsa, câmera, notebook etc).
O que não pode levar
As restrições sobre o que não pode levar na bagagem de mão não são muito rígidas. Na verdade, é uma questão de segurança para todos os tripulantes. Por isso, a lista não é muito comprida:
- Armas (fogo, pressão, químicas, choque elétrico);
- Estilingue;
- Spray de pimenta;
- Objetos cortantes ou pontiagudos (tesoura, estilete, canivete, faca);
- Substâncias inflamáveis ou explosivas;
- Ferramentas de construção;
- Substâncias aerosol (incluindo desodorantes);
- Remos, tacos de beisebol e golfe,
- Dispositivos com baterias de íon lítio.
Se você tiver dúvida em relação a um item específico, vale a pena entrar em contato com a companhia aérea para verificar.
O que pode levar
Agora você deve estar se perguntando o que pode levar na bagagem de mão. Para responder isso em formato de lista, ela seria, realmente, bem grande. Por isso, é mais indicado analisar os itens que são proibidos e, no mais, os outros são permitidos.
Um fator que merece atenção são os
líquidos na bagagem de mão. As regras podem variar para voos nacionais e internacionais, mas o ideal é mantê-los em embalagens transparentes, com capacidade máxima de 100 ml. Maquiagens, remédios, cremes e outros itens são permitidos, mas mantenha-se atento ao tamanho dos recipientes.
Como montar uma mala de mão funcional?
Como falamos no tópico anterior, é possível levar boa parte dos itens na bagagem de mão, mas isso não significa que você deve levar uma grande quantidade de coisas. Pense nela como um acessório funcional e estratégico. A seguir, confira algumas dicas do que colocar na sua mala de mão.
Nécessaire com itens de higiene
Levar uma nécessaire com itens básicos de higiene, como escova de dentes, pasta e fio dental, pode ser uma boa ideia, principalmente se o voo for longo. Além desses, acrescente outros produtos que você considera essenciais.
Apoio para pescoço e máscara de dormir
Dormir durante o voo nem sempre é fácil. Por isso, você pode levar alguns acessórios que irão proporcionar maior conforto a você e à sua família. A almofada para pescoço garante uma posição adequada, e a máscara deixa o ambiente mais escuro, facilitando a chegada do sono.
Roupas extras
Já imaginou se a sua bagagem é extraviada? As roupas fazem parte da lista sobre o que pode levar na bagagem de mão no voo nacional e internacional, então, não deixe de colocar pelo menos uma muda de roupa extra. Assim, você evita imprevistos e se mantém preparado para as mais diversas situações.
Livros e revistas
Uma maneira de aproveitar o voo e relaxar durante o trajeto é por meio da leitura. Em geral, as companhias oferecem algumas revistas, mas nada como aquela boa leitura que você já tinha começado, não é mesmo?
Programe sua viagem para o Costa do Sauípe!
Agora que você já sabe o que colocar na bagagem de mão, é o momento de programar a sua próxima viagem. O
Resort Costa do Sauípe está a 76 km do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Ou seja, o tempo na estrada não é longo e ideal para as crianças aproveitarem as paisagens baianas.