A cultura e os sabores nordestinos conquistam o turista e tornam a viagem ainda mais completa. A fruticultura é uma das principais atividades econômicas do estado baiano e, por isso, as frutas da Bahia fazem sucesso no Brasil e em diversos países do mundo.
O maior estado nordestino é um dos principais produtores nacionais, gerando frutas de qualidade que alimentam milhares de pessoas. Não à toa, as frutas da Bahia fazem parte da rotina alimentar dos baianos e compõem o cardápio de pessoas em todo o mundo, como na Inglaterra e na Holanda.
A seguir, conheça algumas frutas populares da Bahia e a importância da gastronomia para uma experiência completa de viagem.
Frutas populares da Bahia
As frutas são uma parte importante de uma alimentação balanceada. Elas são ótimas opções para complementar o café da manhã ou o lanche da tarde, além de servirem como sobremesa.
A seguir, confira uma seleção com frutas exóticas da Bahia e, também, com opções populares produzidas em solo baiano.
Manga
Não tem como falar das frutas da Bahia sem citar a manga. Afinal, o maior estado do Nordeste é um dos seus principais produtores. A fruta é bastante popular e está presente no lar de muitos baianos. Inclusive, é possível colhê-la diretamente do pé em algumas regiões.
Umbu
O umbu é uma das típicas frutas da Bahia. Ele costuma ser consumido in natura e quando está maduro. O umbu também é conhecido como imbu ou jique, e se destaca pela quantidade de vitaminas A e C. Além disso, ele é versátil e é possível fazer mousse, pudim, sorvete e geleia de umbu.
Banana
A banana não é uma das frutas exóticas da Bahia, mas há uma grande produção dela no estado. Além disso, é uma fruta popular e fundamental para a saúde. Existem diversas receitas que usam a banana em sua composição, como tortas e vitaminas.
Licuri
A Bahia é o maior produtor de licuri, fruto do licurizeiro, do Brasil. Diversos produtos são oriundos do licuri: é possível encontrar a versão in natura, salgada, sem sal ou caramelizado. Além disso, ele é usado na produção de azeite, farinha, biscoito e cocada.
Atemoia
Apesar de muitas pessoas confundirem, a atemoia é mais doce que a fruta do conde. Ela é mais um exemplo de fruta cultivada na Bahia e, apesar de alguns brasileiros a conhecerem, a maior parte da produção é exportada.
Gastronomia faz parte do turismo
Conhecer os pontos turísticos e a história da região é parte fundamental de uma viagem. Entretanto, explorar os sabores da gastronomia local também é essencial. Por isso, vale a pena fazer refeições em restaurantes que oferecem pratos típicos e, também, aproveitar as frutas baianas.
No resort
Costa do Sauípe, por exemplo, o hóspede usufrui de um sistema all-inclusive, garantindo refeições com pratos diversos. Além dos restaurantes espalhados pelo complexo, o hóspede pode jantar no Baêa e no Benditos Frutos-do-Mar. No primeiro estabelecimento, o foco está na culinária típica baiana; no segundo, os protagonistas são os frutos-do-mar.
Assim, você aproveita o melhor da culinária baiana e pode experimentar diversos pratos sem precisar sair do resort. Se por acaso quiser um prato mais simples para variar as refeições, como uma massa, você também encontra essa opção nos restaurantes do complexo.
Venha para Costa do Sauípe!
O resort Costa do Sauípe tem uma estrutura completa para receber a sua família: piscinas, praia, espaço kids, quadras esportivas e restaurantes diversificados. Além disso, adotamos um protocolo de segurança e novos processos, como o
check-in on-line, para receber os hóspedes neste período de crise sanitária.
Temos um cardápio diversificado — que inclui o tradicional acarajé baiano e as frutas da Bahia — para atender a todos os gostos, inclusive o dos pequenos, que nem sempre querem experimentar opções exóticas. Dessa forma, todos ficam satisfeitos.
Então, está esperando o que para conferir os nossos
pacotes promocionais? Venha mergulhar nos sabores baianos.