O surf é um esporte que tem ganhado muitos adeptos no Brasil. Após se tornar um olímpico e ter como destaque atletas brasileiros em competições por todo o mundo, é natural que muitas pessoas queiram saber como aprender a surfar.
O esporte de praia é uma prática originária da Polinésia e surgiu por acaso. A teoria mais aceita é de que os pescadores perceberam ser possível chegar mais facilmente até a praia usando uma tábua de madeira. O esporte se espalhou pelo mundo graças ao navegador inglês James Cook, que observou o esporte no arquipélago e levou a ideia para a Europa.
Seja para curtir o mar nas
férias de verão, se divertir ou praticar com o objetivo de se tornar um atleta, o surf é o esporte perfeito para quem gosta de praia. Mas, afinal, como aprender a surfar? Neste post, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos no esporte. Confira!
Como aprender a surfar passo a passo
Caso você queira saber como aprender a surfar passo a passo, precisa, primeiro, entender a importância da familiaridade com o mar. Quem deseja praticar o esporte deve estar preparado para entrar na água com segurança. O surf é um esporte desafiador, principalmente em função do contato direto com o mar e suas variáveis.
A seguir, elencamos um passo a passo simples, com cinco etapas importantes que precisam ser seguidas por quem quer saber como aprender a surfar em segurança. Confira:
1. Tenha paciência: quem surfa passa mais tempo esperando uma onda do que efetivamente surfando. O período que você vai passar em pé em cima da prancha é muito pequeno se comparado com o tempo que vai remar e ficar sentado esperando pela próxima onda;
2. Desenvolva a sua coordenação motora: o surf é um esporte que exige uma coordenação motora complexa. Os movimentos são simples, porém não são “naturais para o corpo”, uma vez que somos projetados para nos movimentar na terra e não na água. Para praticar o surf com excelência, é fundamental desenvolver a coordenação motora aquática;
3. Aprenda a ler o mar: se você quer praticar um esporte no mar, deve conhecer esse gigante azul. Isso significa estudar e entender quais são as condições adequadas para o surf, os tipos de onda, as marés e os movimentos dos ventos;
4. Desenvolva sua agilidade mental: unir as informações sobre o mar às técnicas de surf não é simples. O praticante do esporte precisa reagir rapidamente ao movimento das ondas para aproveitar a sessão,
5. Cuide do seu preparo físico: não tem como ser surfista sem cuidar da saúde física. O praticante precisa ter força nos braços e agilidade, o que pode ser desenvolvido praticando outros esportes, como corrida, e praticando musculação.
Colocando essas cinco dicas em prática, vai ser muito mais fácil dar os seus primeiros passos no esporte. Lembrando que, mesmo que você queira saber como aprender a surfar sozinho, é recomendado contar com o auxílio de uma pessoa que já pratica ou de um professor.
Como surfar com bodyboard
Muitas pessoas que estão começando começam pesquisando como aprender a surfar com bodyboard. O bodyboarding é um esporte muito semelhante ao surf, mas nele o atleta desliza pela crista, pela face ou pela curva da onda em direção à areia.
Para pegar as ondas, seja com bodyboard ou outro tipo de prancha, primeiro é preciso saber remar, entrar na onda e, por fim, dropar — descer a onda. Você pode remar usando os braços ou as pernas. Neste caso em específico, o uso de nadadeiras ou pés de pato vai facilitar muito a remada.
Reme posicionando corretamente o seu corpo sobre o bodyboard. Nesta modalidade, você pode fazer as manobras deitado, de joelhos ou em pé. Por isso é uma opção interessante para quem está começando.
Como aprender a surfar com prancha pequena
Caso você esteja pensando em aprender a surfar com uma prancha pequena, saiba que essa não é uma boa ideia. Quem está começando deve escolher as pranchas maiores, já que elas oferecem mais estabilidade e não exigem tanta técnica do surfista. Com o passar do tempo e a evolução no esporte, você pode ir, aos poucos, diminuindo o tamanho do equipamento.
Como uma escola de surf pode ajudar
Para quem quer saber como aprender a surfar do zero, a melhor dica é buscar o suporte de um profissional. Existem escolas de surf espalhadas por diversas praias brasileiras. Além de ser mais seguro, o professor pode avaliar suas performances, identificar as principais dificuldades e preparar as aulas de acordo com as suas necessidades.
Quem gosta de surf e quer começar a praticar o esporte também precisa conhecer os equipamentos, as
roupas para a praia — há roupas específicas para a prática do esporte — e ter uma relação de respeito com a natureza. Um bom surfista mantém as praias limpas e contribui para a manutenção do espaço coletivo.
Gostou deste post sobre aprender a surfar? Então aproveite o momento para conhecer os nossos
pacotes promocionais e planejar as suas próximas férias (e ondas) junto com a gente.