Autor
Costa do Sauípe
Equipe Costa do Sauípe
Que tal curtir um dia de diversão ao ar livre com um toque especial de cultura baiana? É isso que te espera no Dique do Tororó!
Esse charmoso espaço muito frequentado pelos soteropolitanos se tornou cartão-postal da capital baiana por causa do paisagismo encantador. Apesar de ser menos conhecido do que outros pontos turísticos, como o Pelourinho, o Dique do Tororó conquista os corações de todos os viajantes que passam por ele. Se você queria ideias de passeios em Salvador para fazer com a família, com certeza vai gostar dessa sugestão.
Mais do que um simples parque, o Dique do Tororó é um lugar que reúne áreas arborizadas, obras de arte cheias de significado e ótimas opções de entretenimento. Para saber mais, é só continuar aqui com a gente! Hoje, vamos te contar um pouco sobre a história do Dique do Tororó e mostrar por que ele é tão querido por quem visita Salvador.
Eu fui ao Tororó
Beber água e não achei
Encontrei linda morena
Que no Tororó deixei…
Passados de geração em geração, os versos que aparecem aqui em cima pertencem a uma antiga quadrinha – um tipo de canção popular tradicional – bem conhecida na Bahia.
Eles são um ótimo exemplo de como o Dique do Tororó está presente no imaginário popular dos soteropolitanos há muito tempo. Não é à toa, já que os primeiros registros de sua existência datam do final do século 17. Represado para dar origem ao famoso lago, ele é o único manancial natural de Salvador.
Embora ainda cause algumas discordâncias entre os pesquisadores, a história do Dique do Tororó com certeza está ligada à necessidade de proteger a capital baiana. A represa foi construída para dificultar o acesso dos invasores que desejavam conquistar Salvador, mas é difícil determinar se essa medida veio dos colonizadores portugueses ou dos holandeses.
Independentemente da autoria, o Dique do Tororó acabou se popularizando entre os soteropolitanos e se tornou um ponto importante para o abastecimento cotidiano de água. Mais para frente, no século 19, o lago perdeu parte de sua área por causa de um aterramento.
Hoje, o Dique do Tororó é um badalado ponto de encontro, servindo como espaço de lazer e local perfeito para a prática de exercícios físicos ao ar livre. Ele também tem uma importância especial para os adeptos ao candomblé, o que motivou uma linda homenagem, como explicamos melhor abaixo.
Adorado por todo mundo, o Dique do Tororó é o queridinho dos candomblecistas. Tanto é que ele frequentemente serve como palco para a realização de alguns ritos tradicionais afro-brasileiros, que têm uma presença muito forte em Salvador.
Por isso, em 1996, o grande espelho d’água do Dique do Tororó recebeu uma instalação artística composta por oito estátuas que representam os orixás, entidades iorubás cultuadas no candomblé e na umbanda. As esculturas coloridas têm sete metros de altura e foram responsáveis por atrair ainda mais visitantes para o Dique do Tororó, rendendo a ele o apelido de Lago dos Orixás.
Essas imponentes obras de arte a céu aberto são sempre impressionantes, mas ficam ainda mais lindas depois que o sol se põe: à noite, o Lago dos Orixás recebe uma iluminação especial. É de cair o queixo!
A essa altura, pode ser que você esteja aí se perguntando quem são as gigantescas figuras que adornam os 110 mil metros quadrados de água. Afinal, quais são os orixás do Dique do Tororó?
Iansã, Nanã, Ogum, Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxum e Oxossi são as forças sagradas que serviram como inspiração para as obras de arte. Queridas em toda a Bahia até por quem não é adepto às religiões afro-brasileiras, essas entidades são parte da identidade cultural do estado. Muitos eventos dedicados aos orixás, como a famosa Festa de Iemanjá (fazer linkagem), são protagonistas no calendário oficial de Salvador e reúnem pessoas de todas as crenças.
Se a curiosidade não foi embora por aí, não se preocupe: conheça, abaixo, um pouquinho mais sobre cada um dos orixás representados no Dique do Tororó.
Depois de descobrir mais sobre os orixás do Dique do Tororó, talvez você sinta vontade de apreciar as estátuas de perto.
A boa notícia é que isso pode ser feito de várias maneiras. Os vários barqueiros que trabalham na área oferecem passeios de barco para quem deseja navegar pelo Lago dos Orixás. Se quiser uma opção mais divertida, que tal desbravar o Dique do Tororó em um pedalinho? Caso você planeje viajar com as crianças, essa é uma alternativa perfeita para deixar o roteiro ainda mais lúdico.
Os pedalinhos do Dique do Tororó ficam para aluguel nos fins de semana. Para usá-los por meia hora, a taxa por pessoa varia entre R$ 10,00 e R$ 30,00.
No Dique do Tororó, o passeio de pedalinho é apenas um dos atrativos populares. O espaço tem atividades maravilhosas para todos os gostos: ele conta com pistas de patins e caminhada, playgrounds infantis, anfiteatro, deques de pesca e palco para shows. Além disso, é comum encontrar rodas de capoeira e outras preciosidades culturais nos arredores do Lago dos Orixás.
E se depois de conhecer tudo isso você ainda quiser estender o rolê, nós temos mais algumas sugestões valiosas! O Dique do Tororó fica pertinho de algumas das melhores praias de Salvador, como você pode conferir abaixo.
A Praia do Porto da Barra está entre as mais badaladas da capital baiana.
Com uma linda orla de 600 metros de extensão, ela proporciona uma vista encantadora da Baía de Todos-os-Santos. Por causa das águas tranquilas, que muitas vezes formam piscinas naturais, a Praia do Porto da Barra é ideal para as famílias que desejam se divertir com liberdade e segurança. A proximidade com o centro facilita o acesso a essa maravilhosa faixa de areia.
Situada a apenas 6 quilômetros do Dique do Tororó, a Praia do Porto da Barra com certeza merece um espacinho no seu itinerário.
Quem já teve a oportunidade de curtir o Carnaval de Salvador certamente já ouviu falar no tradicional bairro de Ondina.
Além de servir como passarela para os circuitos carnavalescos, ele também abriga a espetacular Praia de Ondina. Assim como a Praia do Porto da Barra, a Praia de Ondina é banhada por águas tranquilas e cristalinas. Localizada em uma área nobre de Salvador, ela também se destaca pela excelente infraestrutura: a orla tem muitas opções de restaurantes, bares, quiosques, lanchonetes e outros estabelecimentos.
A Praia de Ondina fica a 5,5 quilômetros do Dique do Tororó.
Seja para caminhar tranquilamente entre as árvores, curtir um piquenique de frente para o lago ou apreciar as lindas obras de arte que embelezam a água, você com certeza vai adorar os momentos vivenciados no Dique do Tororó.
Além de aproveitar o contato com a natureza e as várias atividades que esse rico espaço oferece, você também pode experimentar os deliciosos pratos servidos pelos ótimos restaurantes situados ao redor do parque. Curtiu a ideia de passeio? Então pode anotar o endereço: o Dique do Tororó fica na Avenida Vasco da Gama, bem ao lado da Arena Fonte Nova.
E se você gostou de desbravar as belezas de Salvador, vai adorar saber que elas são só uma parte do que a Bahia tem a oferecer! No Costa do Sauípe, você mergulha nos cenários paradisíacos do litoral baiano com todo o conforto de um resort all inclusive e uma estrutura pensada para acolher sua família da melhor forma. Que tal deixar suas férias ainda mais especiais?
Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.
Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.
Grupos Lazer
Atendimento às agências
É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)
Central de reservas
Capitais
Demais localidades
Eventos