Se você está a procura de cachoeiras perto de Salvador, chegou no lugar certo! Esse tipo de programa é sempre muito relaxante e a boa notícia é que o Nordeste brasileiro abriga algumas das mais lindas quedas d’água.
Então, se você está com viagem marcada para a Bahia, que tal incluir esses passeios no seu roteiro? Visitar cachoeiras perto de Salvador é uma ótima forma de conhecer um pouco das belezas naturais da região. Confira a nossa seleção e planeje-se!
Banho de cachoeira: diversão e paz garantidos
Muitos acreditam que um banho em águas naturais é capaz de aumentar a imunidade e aliviar os níveis de preocupação e ansiedade. Isso porque a água gelada estimula a circulação sanguínea, contribuindo para que todo o organismo funcione melhor.
Relaxante, as cachoeiras também costumam influenciar no humor. As sensações de plenitude, alívio e tranquilidade são as primeiras que, geralmente, aparecem. Por isso, diante de situações desgastantes, é comum que a pessoa se sinta com as energias recarregadas ao tomar um banho de cachoeira.
Por outro lado, para chegar nas cachoeiras, é frequente a necessidade de percorrer
trilhas a pé ou precisar acessar localidades com densa vegetação. Assim, o passeio torna-se ainda mais divertido, sendo possível combinar outras atividades ao programa.
Três dicas de cachoeiras para conhecer na Chapada da Diamantina
Está com viagem marcada e a busca por cachoeiras perto de Salvador já começou? Considere estender a viagem e conhecer algumas quedas d’água incríveis na Chapada da Diamantina! Separamos três delas que vale a pena conhecer. Confira.
1. Cachoeira do Mosquito
A Cachoeira do Mosquito fica a pouco mais de 50min de distância de carro, partindo de Lençóis, município da Bahia. Caso você esteja em Salvador, a viagem leva cerca de 5h, por isso, vale a pena considerar ir de avião até a cidade.
Essa cachoeira está localizada dentro de uma propriedade privada, o Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio, sendo necessário pagar uma pequena taxa para entrar. A visita vale cada segundo e o cenário é de tirar o fôlego. Com 70 m de altura, essa queda d’água é imponente e impressiona.
O acesso é muito fácil e não há a necessidade de guia. O trajeto envolve uma descida de 1,2 km e, em quase toda a sua extensão, há uma escadaria de pedra. Na volta, você pode desfrutar um delicioso restaurante mantido pelo Complexo.
2. Cachoeira do Buracão
Ainda próximo de Lençóis, a Cachoeira do Buracão merece destaque. Com 85 m de altura, o lugar parece ter saído de um filme. Envolta por extensos corredores e paredes de pedras, o cenário é um verdadeiro espetáculo da natureza.
Para chegar na Cachoeira do Buracão, é preciso contratar um guia e percorrer uma trilha de 3 km considerada moderada. Além da caminhada, esteja preparado, pois é necessário nadar um pequeno trecho ou se aventurar em uma trilha pelo paredão para alcançar o local exato da queda d’água.
Todo o esforço vale a pena e não é à toa o sucesso da Cachoeira do Buracão entre os turistas. Banhar-se em suas águas geladas repõe as energias e proporciona momentos únicos, cheios de conexão com a natureza.
3. Cachoeira do Sossego
A Cachoeira do Sossego está a apenas 10min de distância de carro de Lençóis. Por outro lado, o acesso é demorado e a trilha leva em torno de 2h30. Portanto, considere separar um dia inteiro para essa atração. Por outro lado, espere por momentos inesquecíveis, pois, certamente, cada minuto vai valer a pena!
Para visitá-la, é preciso contar com um guia experiente e estar preparado para percorrer 12 km a pé, considerando ida e volta. A cachoeira possui 20 m de altura e, ao final, forma uma deliciosa piscina natural com águas transparentes e pedras ao fundo. Sem dúvida, o local rende boas fotos!
Três Cachoeiras perto de Salvador para incluir no roteiro
Caso você não esteja disposto a se deslocar até a Chapada da Diamantina, não tem problema. Também é possível encontrar cachoeiras perto de Salvador que valem o passeio.
1. Cachoeira dos Índios
A
Cachoeira dos Índios fica a 5 km da Linha Verde, próximo tanto de quem está na Costa do Sauípe quanto daqueles que estão na cidade de Salvador. Com 5 m de altura, ela forma um poço refrescante para mergulhos e para o banho.
Como se não fosse o suficiente, você também encontra um simpático bar rústico no local, que oferece deliciosos pratos da culinária típica. Se preferir, também é possível fazer um agradável piquenique, já que há uma boa área próxima à cachoeira.
2. Cachoeira do Tremembé
Essa é uma das mais exóticas cachoeiras na Bahia. Isso deve-se pelo fato de que a água doce do Tremembé deságua na água salgada da Baía Camamu, tornando o banho diferente e curioso.
Para chegar, basta contratar um serviço de lancha ou de barco partindo de alguma das ilhas de Camamu. O passeio costuma ser bastante elogiado, portanto, espere por momentos cheios de diversão e ótimas fotos!
3. Cachoeira do Lobão
Para fechar a nossa seleção de cachoeiras próximas a Salvador com chave de ouro, vale mencionar a icônica Cachoeira do Lobão. Ela está localizada a apenas 30 km da capital baiana e é preciso percorrer uma trilha para alcançá-la.
Ela foi descoberta recentemente, em 2019, e costuma aparecer com frequência no roteiro de ciclistas. Inclusive, se você gosta de pedalar, a trilha da cachoeira é uma ótima pedida para percorrer de bicicleta.
Conheça a Costa do Sauípe!
Já selecionou quais cachoeiras perto de Salvador você vai incluir no seu roteiro? Então a nossa dica é aproveitar a viagem para se hospedar no resort Costa do Sauípe. Confira os
pacotes promocionais, faça a sua reserva e venha conhecer o melhor hotel
all-inclusive da Bahia!