Provavelmente, você já ouviu falar bastante sobre as comidas típicas da Bahia. A culinária regional baiana é muito famosa e pratos como acarajé, vatapá e caruru são conhecidos de norte a sul do país.
Não é por acaso que o
turismo gastronômico na Bahia é muito explorado e atrai o interesse de pessoas que visitam as praias locais. Mas, afinal, quais são as principais comidas típicas baianas? Selecionamos alguns pratos e explicamos um pouco sobre cada um deles abaixo. Confira!
Prepare-se para muito sabor!
Temperos fortes e muito sabor: é isso que você vai encontrar ao experimentar os famosos pratos da culinária baiana. Outra característica é a mistura de ingredientes de tradição indígena, como milho e mandioca, com alimentos de herança portuguesa, como frutos do mar e cozidos. Conheça os principais a seguir!
Acarajé
Com certeza, o acarajé, prato de origem africana, é uma das comidas típicas do estado mais conhecidas. Provar a iguaria preparada por uma baiana é uma experiência gastronômica imperdível para qualquer pessoa que viaje até o local.
A receita de acarajé leva ingredientes como feijão-fradinho, cebola e sal. Com eles, é feito um bolinho, frito por imersão em azeite de dendê. Após passar pelo óleo, o bolinho é recheado, normalmente com vatapá, o mais utilizado, sobre o qual falaremos mais adiante.
Para quem gosta de pimenta, o bolinho pode ser servido “quente” — termo utilizado para se referir ao acarajé apimentado. Quem não gosta desse condimento, pode pedir a opção “fria” e mais suave. Trata-se de um dos principais pratos típicos da Bahia.
Abará
Apesar de ser menos conhecido, o abará também é uma das comidas típicas locais que você precisa experimentar. Os ingredientes são bem-parecidos com os do acarajé: feijão-fradinho, cebola, sal, azeite de dendê e camarão.
A principal diferença entre eles está no modo de preparo. O abará é embrulhado em uma folha de bananeira e cozido em banho-maria. Nele, o azeite de dendê e o camarão são integrados à massa.
Caruru
O caruru é outro acompanhamento do acarajé. Ele leva ingredientes como quiabo, amendoim, camarão seco, castanha-de-caju, coentro, gengibre, cebola e azeite de dendê.
Se você quer saber como fazer caruru, não tem mistério. O preparo é rápido e fácil e há várias receitas na internet que te ensinam a fazê-lo, inclusive com a possibilidade de adaptar os ingredientes para os mais comuns em sua região.
Além de servir como acompanhamento do
acarajé, o caruru pode ser preparado como refeição principal, acompanhado de arroz branco e salada. Se você torce o nariz para o quiabo, essa é uma oportunidade de fazer as pazes com o alimento, experimentando uma das principais comidas típicas da Bahia.
Cocada
Apesar de ser considerada uma das comidas típicas baianas, a cocada é quase um patrimônio cultural nacional. Esse doce muito popular é produzido com coco ralado, açúcar e água.
Há uma infinidade de variações da receita da cocada. Na Bahia, você encontra o doce com diferentes sabores e texturas. É uma sobremesa deliciosa, produzida com uma fruta rica em nutrientes como vitaminas A, B, C e E, antioxidantes, magnésio, zinco, ferro, potássio e fósforo.
Mungunzá
O mungunzá também é um doce produzido tipicamente na Bahia. Mas, neste caso, o ingrediente principal é outro: o milho. Conhecido como canjica ou canjiquinha, ele é feito com coco ralado, leite condensado, creme de leite e leite de coco.
Muito popular na culinária baiana, é uma sobremesa que, certamente, você vai encontrar ao visitar restaurantes no estado. Aproveite o calor típico local para se refrescar com um mungunzá bem geladinho.
Vatapá
Sem dúvida, a combinação de acarajé com vatapá é uma das mais conhecidas na Bahia. O vatapá é um prato típico da culinária africana e afro-brasileira. Ele consiste no preparo de uma mistura com um ingrediente base, que pode ser farinha de arroz, pão dormido ou fubá.
Então, acrescenta-se leite de coco, peixe, amendoim, camarões secos ou frescos, castanha-de-caju e temperos. Essa é uma das receitas mais antigas da culinária baiana, mas sempre tem o toque especial e diferente de quem o prepara.
Importância do ‘ofício das baianas’
As baianas são as grandes estrelas da culinária local, especialmente quando o assunto é acarajé e vatapá. O chamado “ofício das baianas” é um saber tradicional, que mantém vivas a tradição, a cultura e a culinária dos antepassados.
Foi por meio do comércio de rua que muitas mulheres escravas conseguiram produzir e sobreviver quando libertas. Por isso, o ofício das baianas e o preparado de acarajé é parte essencial da cultura e da história local.
Ao visitar o estado, não perca a oportunidade de experimentar as principais comidas baianas e prestigiar essas mulheres que fazem toda a diferença na manutenção e na continuidade da história e da cultura do povo baiano.
Aproveite a culinária baiana nas próximas férias!
Agora que você já sabe mais sobre as comidas típicas da Bahia, que tal programar sua próxima viagem para experimentar essas delícias? Na Costa do Sauípe, você encontra hotéis e restaurantes onde é possível viver dias de alegria e descanso acompanhados de muita comida boa.
Nas piscinas do complexo, temos quiosques que servem acarajé frito na hora e servidos sempre fresquinhos para você aproveitar durante a sua estadia. Além disso, contamos com o Restaurante Baêa, que é especializado em comida típica da Bahia e com ambientes inspirados na cultura baiana.
O Costa do Sauípe Resort é o local perfeito para você passar suas próximas férias em contato com a natureza e com uma vista de tirar o fôlego. Além das belezas naturais, você ainda pode aproveitar diversos passeios e atividades culturais! Conheça os nossos
pacotes promocionais e escolha o melhor para o seu bolso.