A proteção solar é um assunto que vai além do bem-estar, entrando na questão da saúde. Por isso, as pessoas têm buscado cada vez mais informações sobre os diferentes tipos de protetor solar e os cuidados com a pele.
No mercado, há uma infinidade de produtos à disposição dos consumidores, com diferentes texturas e apresentações, mas afinal, qual escolher? Como saber qual produto é o mais adequado para as suas necessidades?
Neste artigo, você vai conhecer melhor os tipos de protetor solar mais comuns no mercado, assim como características e indicações. Acompanhe e aprenda como escolher o produto perfeito para a proteção da sua pele!
Protetor solar físico ou químico
Antes de entender sobre texturas e fatores de proteção solar, é fundamental saber que existem dois tipos principais: o protetor solar físico e o químico.
- Protetor solar físico: o produto fornece uma proteção física, que impede a radiação de chegar até a pele.
- protetor solar químico: usa substâncias químicas específicas que evitam a absorção de raios UV pela pele.
Enquanto o protetor solar físico gera uma proteção imediata, o químico demora um tempo para iniciar sua ação (em média 20min). Para saber o quanto você deve aguardar antes de se expor ao sol, é necessário consultar as informações do produto.
Para saber qual dos tipos de protetores solares é o mais adequado às suas necessidades, é interessante consultar um dermatologista. O físico costuma ser usado por pessoas com alergias, grávidas e crianças. O químico é mais discreto, pois não aparece na pele, e traz a sensação de que você não está usando nenhum produto.
Escolha do fator de proteção solar
Além das diferenças entre os tipos de protetor solar, existem vários fatores de proteção. É muito comum ter dúvidas a respeito desse tema, especialmente sobre qual é o fator de proteção ideal para o rosto e qual é o mais adequado para o corpo.
Hoje, no mercado, você pode encontrar protetores que oferecem FPS 99, o que indica um alto fator de proteção solar. Em linhas gerais, os dermatologistas indicam proteção mínima de 30 FPS, mas, para saber suas necessidades específicas, é necessário consultar um profissional.
O fator de proteção solar pode variar de acordo com as características das pele e questões de saúde — predisposição ao câncer, diagnóstico de melasma e rosácea, por exemplo.
Aqui, vale destacar que, antes de escolher entre os diferentes tipos de filtro solar, você deve estar atento ao fato de que alguns protetores protegem apenas contra os raios UVB. Ao escolher o produto, dê preferência para protetores de amplo espectro, que também protejam contra os raios UVA.
Para quem vai viajar e quer garantir a
segurança física, a escolha do protetor solar é um tema importante. Avalie o clima do local de destino e converse com o seu dermatologista para ele orientar você em relação ao melhor fator de proteção, às indicações de uso e aos cuidados sobre os horários de exposição solar.
Protetor solar oil free
Há diferentes tipos de protetor solar para o rosto e para o corpo. Como você viu até aqui, eles podem ser classificados como físicos ou químicos. Dentro dessa categorias existem diferentes fatores de proteção solar e diferentes texturas.
A indicação de textura do protetor solar varia para cada tipo de pele. No caso do oil free — também conhecido como não comedogênico —, sua recomendação é para pessoas que têm a pele oleosa, bem como uma predisposição maior para espinhas e cravos.
Protetor solar mineral
Entre os tipos de protetor solar físico, está o chamado “protetor solar mineral”. Ele costuma ser recomendado para pessoas com mais sensibilidade na pele, bem como diagnósticos de alergias e manchas, como o melasma.
Protetor solar mousse
Um dos tipos de protetor solar que mais fazem sucesso pela praticidade, do tipo mousse, tem um “efeito primer”, por isso, além da proteção, ele ajuda a reduzir imperfeições da pele. Sua principal característica é o toque aveludado, que traz uma sensação agradável.
Protetor solar aerogel
Muito embora o protetor aerogel não seja tão conhecido quanto o oil free, também é uma alternativa interessante para quem tem pele oleosa. Além de minimizar a produção da oleosidade, ele ajuda a disfarçar imperfeições na pele.
Protetor solar hipoalergênico
Por fim, o protetor solar hipoalergênico, como o nome já indica, é um produto específico para pessoas com sensibilidade ao ácido para-aminobenzóico (PABA). O dermatologista pode avaliar as suas necessidades e indicar o produto mais adequado de acordo com suas condições de saúde e o tipo de pele.
Como você pode ver, existem diferentes tipos de protetor solar. Antes de
viajar, consulte um dermatologista, avalie suas necessidades e adquira o produto mais adequado. Lembre-se ainda de escolher um produto que tenha credibilidade, o que vai trazer mais segurança e garantia de proteção para a sua pele.
Gostou de conhecer os diferentes tipos de protetor solar? Então aproveite para começar a planejar sua próxima viagem para a praia! Conheça nossos
pacotes promocionais e usufrua vantagens exclusivas.