Quem viaja de avião sabe que existem vários protocolos e regras envolvendo os objetos transportados nas malas. Para evitar dores de cabeça, é fundamental saber o que não pode levar na bagagem despachada e na bagagem de mão.
Neste artigo, listamos os itens proibidos na bagagem despachada — aquela que você entrega para a companhia aérea no momento do check-in, transportada no bagageiro do avião. Você só tem acesso a ela quando chegar ao destino.
Baterias e pilhas de íon
A Agência Nacional de Aviação Civil não permite o transporte de pilhas e baterias de íon, utilizadas em telefones celulares, computadores e câmeras fotográficas, por exemplo, em bagagens despachadas.
Caso você precise transportá-las, deverá colocá-las na bagagem de mão, desde que não ultrapassem 160 Wh, o que equivale a 40 mAh. Essa proibição é voltada para a segurança dos passageiros, uma vez que as aeronaves não são projetadas para combater incêndio oriundo de baterias de íon-lítio.
Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com a companhia aérea para verificar a viabilidade de transporte de um objetivo específico. Não espere antes de despachar a bagagem para pesquisar sobre essa possibilidade, já que a análise poderá atrasar o embarque.
Joias e objetos de valor
Na lista do que não pode levar na bagagem despachada, as companhias aéreas incluem joias, dinheiro e objetos de valor. Essa orientação é uma medida de segurança para o próprio passageiro.
Ao despachar uma bagagem, existe o risco de que ela seja extraviada ou até danificada e violada. Dessa forma, todos os objetos de maior valor, bem como dinheiro, devem ser transportados na bagagem de mão — que acompanhará o passageiro durante toda a viagem.
Eletrônicos
Os eletrônicos também estão na lista de itens proibidos de serem despachados. Isso está atrelado a dois fatores: primeiro, porque eles podem ser roubados ou quebrarem durante o transporte; e segundo, porque podem conter baterias de lítio, que, como vimos, não podem ser despachadas.
Medicamentos
No rol de itens que não pode levar no avião, estão os medicamentos. A orientação das companhias aéreas com relação ao transporte de remédios na bagagem de mão está relacionada principalmente ao risco de extravio da mala e, consequentemente, dos objetos contidos ali.
Por isso, se você faz uso de medicamentos específicos e não quer correr o risco de chegar ao destino sem eles, leve-os na bagagem de mão. Outra dica importante com relação a esse tipo de produto é que o passageiro deve trazer consigo a receita médica, especialmente em viagens internacionais.
Documentos
Talvez você esteja se perguntando: por que não posso despachar documentos na minha mala? A lógica sobre o que não pode levar na bagagem despachada não leva em consideração apenas a segurança aérea, mas também do passageiro.
Como mencionado, você será separado da bagagem despachada no
check-in, só tendo acesso a ela novamente ao chegar no seu destino. Agora, imagine que a sua mala é extraviada nesse transporte: como você vai se virar sem os seus documentos?
Portanto, toda documentação pessoal do passageiro e da viagem deve ser transportada na mala de mão. Isso evita qualquer tipo de problema em caso de perda ou roubo da bagagem.
Líquidos com mais de 70% de teor alcoólico
Esta questão gera muitas dúvidas quando se fala sobre o que não pode levar na bagagem despachada. A regra é que bebidas alcoólicas em geral não podem ser transportadas na mala de mão, apenas na mala despachada. Neste caso, lembre-se de embalar bem as garrafas para garantir a sua integridade.
Porém, existe uma restrição com relação ao nível de álcool, sendo totalmente proibido o transporte de itens com mais de 70% de graduação alcoólica. Todas as bebidas nessa categoria são proibidas de serem transportadas, tanto na bagagem despachada quanto na de mão.
Produtos inflamáveis
Os produtos inflamáveis estão na lista do que não pode levar na bagagem despachada por motivos óbvios. O rol de objetos inclui tintas inflamáveis, combustíveis, líquidos para isqueiro, entre outros.
Cigarros eletrônicos
Seguindo a mesma lógica das baterias, os cigarros eletrônicos e os vapes estão no rol do que não pode levar na bagagem despachada. O transporte desses itens deve ser feito na mala de mão, passando pelo raio-x.
Apesar do transporte ser permitido na mala de mão, os passageiros não podem usar esses objetos durante o voo. Agora que você já sabe o que não levar no avião, lembre-se de conferir todos os itens antes de viajar.
Outro cuidado que deve ser tomado diz respeito às regras específicas de transporte de objetos na mala de mão. Assim como existem proibições de despacho, há normas envolvendo os itens presentes na cabine.
Verifique tudo antes de sair de casa e chegue cedo para não se atrasar, procurando o
portão de embarque. Em caso de dúvidas sobre o transporte de objetos, entre em contato com a companhia aérea antes de montar sua mala.
Agora que você já sabe o que não pode levar na bagagem despachada, que tal programar suas férias? Conheça diferentes
opções de pacotes e programe passeios inesquecíveis com condições incríveis!