É normal que, ao viajar de avião pela primeira vez, o passageiro tenha dúvidas com relação às regras envolvendo o transporte de objetos na aeronave. Por isso, é preciso saber de antemão o que não é permitido levar na bagagem de mão.
A bagagem de mão é aquela que nos acompanha na aeronave, ou seja, não precisa ser despachada com o restante da bagagem no balcão de
check-in. Existem algumas regras relacionadas a ela, tanto com relação aos objetos transportados, quanto às dimensões.
A mala de mão não pode ultrapassar 10 kg e precisa ter dimensões máximas de 55 cm x 35 cm x 25 cm. Além dela, o passageiro pode levar mais um item pessoal, como uma bolsa de mão ou uma mochila menor. A seguir, veja o que não pode ser transportado.
Armas de fogo
As armas de fogo são itens proibidos no avião. Essa restrição não se aplica apenas às armas de verdade: réplicas e armas de brinquedo, aquelas que encontramos em lojas infantis, são igualmente proibidas pelas companhias aéreas.
Se você tem dúvida sobre o que não é permitido levar na bagagem de mão, esteja ciente desse cuidado, especialmente se tem crianças que podem estar portando uma arma de brinquedo.
Essa proibição está atrelada aos protocolos de segurança das companhias aéreas e tem como objetivo garantir a proteção tanto dos passageiros quanto dos tripulantes de aeronaves, seja em voos nacionais ou internacionais.
Spray de pimenta
O spray de pimenta também faz parte da lista do que não é permitido levar na bagagem de mão. Apesar de ser um item de defesa pessoal, contém um agente químico (gás OC), que causa irritação nos olhos. Por isso, as companhias aéreas restringem o transporte em bagagem de mão.
No entanto, é importante salientar que algumas companhias aéreas autorizam o transporte do spray de pimenta na bagagem despachada, desde que corretamente acondicionado. Em caso de dúvidas, consulte a companhia aérea antes de viajar.
Ferramentas
Se você precisa transportar alguma ferramenta e está em dúvida sobre o que não é permitido levar na bagagem de mão, deve ficar atento. Furadeiras, pé de cabra, chaves de fenda, serras, martelos e marretas estão na lista de objetos que você não pode levar no avião.
Aqui, também tratamos especificamente de bagagem de mão, porém lembramos que pode haver flexibilização com relação à mala despachada. Dessa forma, consulte a companhia aérea, informe as ferramentas que precisa transportar e verifique as regras relacionadas ao despacho.
Inflamáveis
Tanto gases quanto líquidos inflamáveis são proibidos de serem transportados na bagagem de mão. Essa proibição visa garantir a segurança dos passageiros e da tripulação devido ao risco de incêndio.
Substâncias químicas
Se você precisa transportar uma substância química e está em dúvida sobre o que não é permitido levar na bagagem de mão, deve ficar atento. De forma geral, são itens que estão na lista do que não pode levar na bagagem de mão, já colocam a vida das pessoas em risco.
São classificadas como substâncias químicas: alvejantes líquidos, cloro, venenos, mercúrio, materiais infecciosos e radioativos. Caso você precise transportar algum item citado, consulte a companhia aérea para ela avaliar o seu caso de forma individualizada.
Explosivos
No rol que trata do que é proibido no avião, estão explosivos, como fusíveis, detonadores, munições, espoletas, fogos de artifício, pólvora, dinamite, cartuchos geradores de fumaça, granadas, minas e pós metálicos.
Objetos cortantes
Os objetos cortantes merecem uma atenção especial porque costumam gerar dúvidas nos passageiros que querem saber o que não pode levar na mala de mão.
De acordo com as normas vigentes no Brasil, todo objeto cortante com lâmina superior a seis centímetros é um exemplo do que não levar na bagagem de mão. Isso inclui: tesouras, facas, machados, navalhas, estiletes, entre outros.
Aparelhos de barbear em cartucho e objetos que contenham lâminas com menos de seis centímetros podem ser transportados, inclusive na bagagem de mão. Em caso de dúvidas, lembre-se de consultar a companhia aérea antes de fazer as suas malas.
Líquidos
Por fim, na lista do que não é permitido levar na bagagem de mão, está o total de líquidos superior a cinco litros. De acordo com as regras em vigor, você pode levar perfumes de até 50 ml e até quatro aerossóis destinados à higiene pessoal ou uso médico — de até 300 ml/300 g cada.
A ANAC autoriza o transporte do álcool em gel em bagagem de mão com limite de até 2 kg ou 2 l por passageiro. Essa liberação é possível em função da pandemia de coronavírus.
Para
evitar atrasos no embarque e garantir a tranquilidade da viagem, confira antecipadamente o que não é permitido levar na bagagem de mão. Assim, você minimiza as chances de inspeções e eventuais dores de cabeça.
Agora que já sabe o que não é permitido levar na bagagem de mão em voos nacionais, que tal começar a programar a próxima viagem de férias? Dê uma olhada nos nossos
pacotes promocionais para programar passeios com ótimas condições de pagamento!