Com uma extensão continental de pouco mais de 8,5 milhões de km², o solo brasileiro é rico e possui inúmeros cenários surpreendentes. Entre suas maravilhas, as cidades históricas do Brasil carregam as marcas do passado e encantam turistas em todo o mundo.
Cercados por uma incrível biodiversidade, esses municípios são peças fundamentais para entender o desenvolvimento do país. Então, caso queira se aventurar por esses destinos e descobrir o que são cidades históricas, continue lendo esse artigo!
O que é uma cidade histórica?
Guardando a memória dos antepassados, as cidades históricas brasileiras narram as aventuras de tempos distantes. Caracterizadas pela arquitetura e pelas tradições, é possível entender de forma visual um pouco da história do país.
Para uma cidade ser considerada histórica no Brasil, deve possuir construções tombadas por um órgão público (federal, estadual ou municipal) ou por uma organização intergovernamental, como a ONU. Esse tipo de construção não pode sofrer nenhuma alteração que interfira na sua essência original após o tombamento.
Normalmente, nas cidades históricas, acontece o famoso turismo cultural-histórico, que busca oferecer uma experiência completa aos visitantes, envolvendo-os com os costumes e as histórias locais. Então, se você gosta de experiências imersivas, esses destinos são boas escolhas para a próxima viagem!
De norte a sul: cidades históricas para conhecer no Brasil
Agora que você já sabe um pouco sobre o que são, que tal conhecer algumas das principais cidades históricas do Brasil? Aqui estão as opções que a equipe da Costa do Sauípe separou para você:
São Francisco do Sul - Santa Catarina
Considerada uma das cidades históricas mais antigas do Brasil, São Francisco do Sul foi fundada em 1504 pelos portugueses. Repleta de construções arquitetônicas de mais de cinco séculos, a área é preservada por diferentes órgãos governamentais.
Em meio à história, a região sofreu fortes influências de povos espanhóis, franceses e africanos, contando hoje com uma rica bagagem histórico-cultural que atrai inúmeros turistas a cada ano. Entre suas construções, destacam-se o Centro Histórico e o Museu Nacional, ambos inaugurados no século XX. Demais, né?
Ouro Preto - Minas Gerais
Como o próprio nome diz, Ouro Preto é reconhecida por abrigar uma história cheia de tesouros. Fundada no século XVII, a região possui um conjunto arquitetônico surpreendente, que a colocou na lista de patrimônios mundiais — sendo a primeira cidade brasileira considerada assim pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Para além de um cenário espetacular, a cidade possui em suas entranhas uma cultura fenomenal, com destaque para a gastronomia tipicamente mineira. Pensando nisso, deu até fome!
Congonhas - Minas Gerais
Próxima à cidade de Ouro Preto, Congonhas, em Minas Gerais, é considerada um museu a céu aberto. Fundada há cerca de três séculos, a região é marcada por construções e obras do barroco.
Referência no turismo religioso, o município é palco da mais emblemática obra católica do país, a Basílica Bom Jesus de Matosinho. O monumento foi desenvolvido após uma promessa de um imigrante português e possui esculturas dos doze profetas, esculpidas em pedra-sabão por Aleijadinho.
Pirenópolis - Goiás
No Centro-Oeste brasileiro, encontramos o município de Pirenópolis. Considerado uma cidade histórica, foi fundado no século XVIII por bandeirantes e possui diversas construções preservadas em seus arredores.
Conservando os detalhes originais, a arquitetura da cidade é bastante marcante e cativante. Além dos cenários, ao visitar a área você garante uma localização privilegiada, a poucas horas de gigantes do turismo no Cerrado, como Rio Quente e Caldas Novas!
Bragança - Pará
Entre a história das cidades do norte do Brasil, Bragança se destaca por abrigar uma enorme riqueza histórica, arquitetônica e cultural. Sendo reconhecida como o ponto de partida da ocupação europeia no norte, a cidade paraense foi fundada há mais de quatro séculos e até hoje exibe traços de sua história.
Nascido às margens do Rio Caeté, o município abriga belas praias e costumes encantadores. Assim, caso deseje conhecê-lo, é só se aventurar pelos prédios coloniais e pela instigante culinária com influência europeia e indígena.
Porto Seguro - Bahia
Entre o roteiro cultural presente no nordeste do país, uma das cidades históricas do Brasil que não pode ser esquecida é Porto Seguro. Reconhecida como a primeira região a ser colonizada pelos portugueses, a cidade baiana possui diversos pontos turísticos que narram os primeiros dias do Brasil colonial.
Banhado pelo litoral, o município manteve a essência do descobrimento, preservando até mesmo as ruínas das primeiras construções. Por isso, se você deseja mergulhar de cabeça e conhecer a fundo o processo de colonização do Brasil, não deixe de visitar a Bahia!
Salvador - Bahia
Entre as principais cidades históricas do Brasil,
Salvador é sem dúvidas uma das mais ricas culturalmente. Fundada em 1549, ela foi a primeira capital colonial e possui forte influência portuguesa em sua arquitetura.
Diante de seus pontos turísticos, destacam-se o Centro Histórico de Salvador (CHS), com construções tombadas pela Unesco, e o Pelourinho, famoso pelas ruas de paralelepípedo e pelas casas coloridas. Turista ou não, é impossível não se impressionar com a beleza desses locais!
Venha para Costa do Sauípe e conheça o melhor da Bahia!
Após saber um pouco mais sobre as cidades históricas do Brasil, deu vontade de fazer as malas e embarcar rumo a uma nova aventura? Então, não perca tempo. Venha para a Bahia, hospede-se na
Costa do Sauípe e desfrute o melhor da cultura local.
A cerca de 70 km de Salvador, nosso complexo de hotéis garante as melhores acomodações para você descansar. Além disso, a partir daqui há fácil acesso aos pontos turísticos da região e ainda é possível contar com um sistema all inclusive para aproveitar tudo sem preocupações!
Vale lembrar que para você poder desfrutar o melhor da Bahia com segurança, estamos seguindo todos os protocolos contra a COVID-19, orientados e recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, é só conferir nossos
pacotes promocionais e fazer sua reserva!